A participação do Brasil no comércio mundial é de apenas 1,1%, incluindo importação e exportação. Pensando na expansão dos negócios, a Firjan vem apoiando empresas que querem atuar no mercado internacional. O empresário que pretende expandir os seus negócios dispõe de assessoria customizada, orientações, dados e estudos, além de informações qualificadas e serviços que apoiam as operações de comércio exterior.
Também atuamos na defesa de interesses da indústria fluminense, acompanhando os rumos de negociações comerciais e propondo ações para a melhoria do ambiente de negócios internacionais e do comércio exterior.
A atuação internacional da Firjan é apoiada pelo Conselho Empresarial de Relações Internacionais, que acompanha os temas relevantes para estímulo do Comércio Exterior e das Relações Internacionais, analisa o cenário externo e a sua relação com o mercado brasileiro, e define pleitos que possam estimular a competitividade da indústria fluminense e nacional.
Entenda como podemos ajudá-lo na atuação internacional da sua empresa.
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MDIC lança nova versão da plataforma Aprendendo a Exportar voltada para as MPEs
O MDIC lançou nova versão da plataforma “Aprendendo a Exportar”, que é a porta para micro, pequenas e médias empresas que desejam expandir seu negócio para o exterior. A plataforma possui quase 20 anos de história e mais de 10 milhões de acessos.
Com o apoio de especialistas em diversas áreas do comércio internacional, como ApexBrasil, Sebrae, Mulheres no Comex, Amazon Brasil e da equipe da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, a plataforma foi totalmente reformulada para tornar o aprendizado mais prático e objetivo.
A Firjan Internacional disponibiliza assessoria gratuita e exclusiva para as empresas associadas que tenham interesse em exportar.
Acesse o vídeo da secretária de comércio exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, sobre a plataforma.
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Ministério do Empreendedorismo e ApexBrasil assinam memorando para fomentar promoção internacional de pequenos negócios
No dia 04/11/2024, o Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participaram, no escritório da ApexBrasil, do lançamento do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) e do Painel de Oportunidades de Exportação para Governos Estrangeiros, uma ferramenta que centraliza licitações de governos da América do Sul e de organizações internacionais.
Durante o evento, foi assinado um memorando de entendimento entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e a ApexBrasil, visando à troca de conhecimento e cooperação de esforços para a qualificação e a promoção internacional de microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais.
Entre as ações previstas, estão o desenvolvimento e a execução de programas e projetos voltados para a preparação e apoio às exportações de bens e serviços, intercâmbio de pesquisas e resultados, promoção de acesso aos mercados digitais globais, desenvolvimento de estudos em inteligência comercial, participação em feiras e eventos para promover a exportação e a internacionalização de produtos e serviços, além de iniciativas para fortalecer as exportações e identificar oportunidades comerciais. Também estão previstas ações específicas para ampliar a prestação de serviços a empresas lideradas por mulheres ou de propriedade feminina, incentivando o empreendedorismo feminino no Brasil.
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Presidente assina convênios entre Apex, Sebrae e entidades visando impulsionar exportações
O Presidente da República participou da cerimônia de assinatura de convênios entre o Sebrae, entidades setoriais e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O acordo firmado entre ApexBrasil e Sebrae envolve cerca de R$ 175 milhões e tem como objetivo incentivar cooperativas, micro e pequenas empresas a iniciarem ou aperfeiçoarem suas estratégias de exportação. Com a adição de convênios que serão firmados com entidades setoriais, os investimentos totalizam R$ 537 milhões, beneficiando aproximadamente 19 mil empresas nos próximos dois anos.
Embora cooperativas, micro e pequenas empresas representem cerca de 41% do total de exportadoras brasileiras, o volume comercializado por esse segmento não ultrapassa 1% do total movimentado no país, que somou US$ 3,2 bilhões em 2022. Além disso, quase 60% das exportações das MPEs são direcionadas às Américas.
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ApexBrasil cria programas de apoio para impulsionar a exportação de micro e pequenas empresas
Em 2023, as MPEs representaram 40% de todas as empresas brasileiras que exportaram, com crescimento médio anual de 7,8% desde 2019. Diante desses números, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos lançou programas voltados para apoiar empresas brasileiras a aprender ou iniciar suas atividades de exportação. São eles:
Exporta Mais: Visa conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país.
PEIEX: Programa de qualificação para exportação que auxilia empresas a iniciar o processo de forma planejada e segura.
Programa Mulheres e Negócios Internacionais: Focado em ações exclusivas para empresas lideradas por mulheres e em iniciativas inclusivas.
Mapa de Oportunidades: Permite aos empresários encontrar oportunidades de negócios em mais de 100 países, através do cruzamento de dados sobre a competitividade do Brasil e a demanda dos mercados internacionais, possibilitando a identificação de novas oportunidades para exportações e a avaliação do posicionamento estratégico dos produtos já exportados.
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Diagnóstico do comércio exterior do estado do Rio
O Diagnóstico do comércio exterior do estado do Rio tem o objetivo de traçar um perfil aprofundado das empresas fluminenses que atuam no comércio exterior. Ele é construído a partir de uma pesquisa realizada com centenas de empresas, sendo capaz de identificar a visão do empresário sobre essa área de atuação, seus receios e suas expectativas, bem como os fatores que afetam a competitividade externa de seus bens.
O estudo compara resultados anteriores, mostrando a evolução do estado nas importações e exportações brasileiras. Além disso, analisa a participação das exportações para blocos econômicos, o perfil das empresas por porte (micro, pequeno, médio e grande), os principais setores de atividade (como serviços e produtos químicos), a composição do capital, os principais entraves, os órgãos governamentais que exercem papel fundamental nas exportações e muitos outros dados que revelam avanços, retrocessos e mudanças na percepção de exportadores e importadores.
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Boletim Rio Exporta
Periódico mensal que apresenta de forma detalhada os dados e análises sobre o comércio exterior fluminense: exportações, importações, saldo comercial e corrente de comércio.
Em novo formato, agora é possível acessar dados e navegar pela ferramenta pelos temas gerais, com detalhamento do conteúdo ao aplicar filtros específicos de acordo com seu interesse.
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Pequenos negócios correspondem a 41% das empresas brasileiras que exportam
A cada 10 empresas mercantis brasileiras que exportam, 04 são pequenos negócios, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estudo revela que 40,8% dos exportadores nacionais são microempreendedores individuais, microempresas e pequenas empresas.
Esses segmentos juntos totalizaram 11,4 mil empresas que exportaram US$ 3,2 bilhões em 2022, o que representa 0,9% do total das vendas externas brasileiras do ano. O relatório ainda revela que, entre os anos de 2008 e 2022, a quantidade de pequenos negócios exportadores cresceu três vezes mais do que as médias e grandes empresas exportadoras. Enquanto as empresas médias e grandes cresceram 24,3% (de 13,3 mil para 16,5 mil), os pequenos negócios exportadores cresceram 76,2% (de 6,5 mil para 11,4 mil).
O levantamento, realizado pela Secex com a cooperação do Sebrae, fornecerá, anualmente, novas estatísticas de exportação e importação por porte fiscal das empresas. Segundo a secretária de Comércio Exterior, essas informações proporcionam novos entendimentos sobre as características do fluxo de mercadorias no comércio exterior brasileiro. E podem oferecer o melhor desenho de políticas que atendam necessidades específicas das empresas.
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Site de Verificação de autenticidade para certificados de procedência no processo de exportação é lançado pela CNI
Um dos processos necessários para exportar é a emissão de certificados aduaneiros, que tem várias finalidades, como garantir a origem ou a procedência dos produtos que serão exportados.
Essa parte do processo é tão importante que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) acaba de lançar um Site de Verificação de autenticidade para certificados de procedência, no qual pode se conferir a autenticidade dos documentos emitidos pelo Sistema COD Brasil. O site vai trazer mais segurança e credibilidade para as emissões de certificados.
Outra novidade é que, a partir do dia 1 de abril, os certificados de origem preferenciais emitidos pelas Federações das Indústrias, por meio do Sistema COD Brasil, passam a ter o selo de qualidade da International Chamber of Commerce (ICC). Esse selo é reconhecido internacionalmente e reforça a integridade e credibilidade do sistema emissor de certificados de origem, garantindo alto nível de qualidade.
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Acordo sobre Facilitação do Comércio do Mercosul está em vigor
Foi promulgado, em 21 de setembro, decreto legislativo que aprova o Acordo sobre Facilitação do Comércio do Mercosul.
O objetivo do acordo, agora em vigor no Brasil, é contribuir com os esforços para “agilizar e simplificar os procedimentos associados às operações de importação, exportação, e trânsito de bens, mediante o desenvolvimento e a implementação de medidas para facilitar o movimento e a livre circulação transfronteiriça de bens”.
Acesse o decreto legislativo.
Veja também o acordo.