A crescente relevância dos temas ESG aponta para uma necessária agenda de transformação em direção a um novo modelo de desenvolvimento econômico. Na adoção de critérios e práticas sustentáveis, as empresas devem visar gerenciar seus riscos e mitigar seus impactos negativos, além de aproveitar as oportunidades de gerar impactos positivos e criar valor como estratégia de longo prazo. Absorver práticas ESG nas estratégias de negócios é uma realidade sem volta, e uma jornada compartilhada entre as empresas e suas partes interessadas, para alcançar a sustentabilidade. Nesta jornada, a informação e o conhecimento sobre o contexto e perfil de atuação das empresas é de fundamental importância para a incorporação de critérios ESG na gestão empresarial.
Em 2021, a Firjan lançou a publicação “Critérios e Métricas ESG na Indústria” que trouxe um panorama do cenário ESG para a indústria. Uma publicação completa, com recomendações, boas práticas, uma websérie, e os resultados da primeira pesquisa. O estudo anterior buscou compreender o cenário e identificar os critérios ESG mais adotados por empresas de grande porte.
A Firjan apresenta agora, uma pesquisa com escopo ampliado, com um expressivo alcance, que contemplou um público maior e mais diversificado das empresas. A pesquisa Firjan ESG 2023 retrata as práticas de 162 empresas, sendo a maior parte delas indústrias de transformação, de médio e grande portes, com atuação nacional. As empresas com atuação multinacional notadamente apresentam uma maior evolução e maturidade na Agenda ESG. A participação expressiva da alta liderança na pesquisa demonstra o engajamento com a pauta e fortalece a governança necessária para que critérios ambientais e sociais sejam implementados de forma prática, ética, transparente e eficaz nas empresas. O segundo estudo se configura como um importante termômetro para medir a aplicação de critérios e métricas em ESG na indústria fluminense.
Os resultados são importantes direcionadores para empresas em todo o Brasil sobre suas estratégias de gestão ambiental, social e de governança, e também a base para o direcionamento das estratégias da Firjan de fortalecimento da agenda ESG junto às indústrias.