O Conselho Empresarial de Economia debate temas fundamentais à competitividade da indústria, brasileira e fluminense. Com o objetivo de tornar o fórum um espaço de discussão qualificada, o Conselho é composto por empresários de diversos segmentos da indústria, presidentes de empresas, sindicatos, especialistas e profissionais da Diretoria de Defesa de Interesses da Firjan, mais especificamente da Gerência de Estudos Econômicos. Para além do corpo fixo, o Conselho conta com convidados externos e especialistas de organizações relevantes no debate econômico nacional.
Com o objetivo de impulsionar o crescimento do país, através da indústria, o Conselho Empresarial de Economia debate questões que elevam a produtividade industrial brasileira e fluminense. Nesse sentido, os temas contemplam desde questões macroeconômicas, como o ajuste dos gastos públicos, carga tributária e política monetária, quanto aspectos microeconômicos, como burocracia, fontes de financiamento, infraestrutura, energia, por vezes em parceria com os demais conselhos temáticos da Firjan.
Dessa forma, o Conselho propõe posicionamentos e ações, sempre alinhadas com o Mapa do Desenvolvimento, documento norteador das principais atividades a serem executadas pela Firjan. De fato, o fórum pretende subsidiar o empresário em sua tomada de decisão, defender seus interesses e atuar para promover o crescimento da indústria fluminense.