Garantir a realização de projetos-chave para a logística do estado do Rio de Janeiro:
• Concessão da BR-040, conjuntamente com a BR-495, priorizando-se a conclusão da nova pista de subida da serra de Petrópolis;
• Concessão conjunta dos aeroportos internacionais Tom Jobim e Santos Dumont, considerando o sistema multiaeroportos existente e garantindo o fortalecimento do hub aéreo internacional fluminense;
• Relicitação da BR-101 (trecho Norte, conjuntamente com a BR-356) e da BR-393, com inclusão de novos trechos e foco na conclusão de obras dos contratos anteriores;
• Construção da EF-118, tendo como trecho prioritário a ligação do Porto do Açu com a EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas;
• Aprimorar a infraestrutura de acesso aquaviário dos portos fluminenses, com a realização de dragagens de manutenção e aprofundamento nos portos geridos pela Cia. Docas do Rio de Janeiro.
Status:
BR-040: Estão sendo discutidas alternativas para a retomada das obras. Entre as opções em avaliação, estão a realização de uma nova licitação, a repactuação do contrato com a concessionária atual, ou a adesão ao Programa Resolve.
No dia 17/01/2025, o edital de concessão da BR-040/495/MG/RJ, no trecho entre Juiz de Fora (MG) e o Rio de Janeiro (RJ), foi aprovado pela ANTT. Com leilão previsto para abril, a rodovia irá receber mais de R$ 9 bilhões em melhorias e adequações de infraestrutura. O projeto prevê concessão de 30 anos para um trecho de 218,9 km de extensão.
No dia 20 de janeiro de 2024, foi publicado no Diário Oficial da União o aviso de leilão para concessão do Sistema Rodoviário composto pelas rodovias BR-040/495/MG/RJ (JF-RIO), com data prevista para 30 de abril de 2024. O edital de concessão prevê ainda a finalização do trecho chamado de Subida da Serra, que leva a Petrópolis, na região serrana fluminense. As obras estão paradas há mais de oito anos.
O edital prevê investimentos mínimos obrigatórios de R$ 8,8 bilhões, sendo R$ 5 bilhões em infraestrutura e R$ 3,8 bilhões na operação.
O projeto de concessão abrange os seguintes trechos:
-Rodovia BR-040/MG: Do entroncamento com a antiga União e Indústria (bairro Triunfo), em Minas Gerais, até a divisa com o Rio de Janeiro;
-Rodovia BR-040/RJ: Da divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116/RJ (Trevo das Missões), no Rio de Janeiro;
-Rodovia BR-495/RJ: Do entroncamento com a BR-040/RJ em Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ no Rio de Janeiro.
No dia 31de janeiro de 2025, a Firjan recebeu uma reunião da ANTT com entidades empresariais para discutir o modelo do edital de concessão do trecho da BR-040 entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora (MG). Entre os temas abordados, foram discutidos, principalmente, os desafios para a duplicação da Serra de Petrópolis. A previsão é que a nova subida da Serra seja entregue até 2031, incluindo a construção de dois novos túneis.
Galeão-Santos Dumont: em 19/06/2023 o Ministério dos Portos e Aeroporto anunciou redução gradual de voos do Santos Dumont a partir de outubro, ficando restritos aos aeroportos de Congonhas (SP) e Brasília. Os demais voos serão redirecionados para o aeroporto Tom Jobim-Galeão. Em 02/08/2023 o Tribunal de Contas da União (TCU) definiu que as administrações de concessões de infraestrutura podem desistir de devolver ativos. Com isso, a Changi, concessionária do aeroporto Galeão que havia manifestado interesse na devolução da concessão no início de 2022, poderá manter o ativo. Com a retomada do setor aéreo e a limitação de voos do Santos Dumont, a Changi voltou atrás na decisão.
BR-101: Em reunião do Conselho Empresarial da Firjan Norte Fluminense, do dia 12/09/2024, o gerente de Infraestrutura da federação, Isaque Ouverney, disse que o novo contrato da BR-101 está em análise no TCU, que tem previsão de emitir parecer pela assinatura do novo contrato até o fim do ano. Há ainda a expectativa de que não seja incluído aumento de tarifa no novo contrato, que deve ter duração de até 15 anos. Até o fim do ano também serão definidos os cronogramas de execução das obras, mas as prioridades a serem elencadas não passaram por audiência pública.
No final de outubro de 2024, o TCU autorizou o governo federal realizar um novo leilão da Autopista Fluminense, que compreende o trecho da BR 101 no estado do Rio de Janeiro entre as saídas da Ponte Rio-Niterói e a divisa do estado com o Espírito Santo. O investimento está estimado em R$ 6,05 bilhões em várias obras, como duplicação de vias e faixas adicionais, sendo que algumas intervenções são consideradas fundamentais, no contorno de Itaboraí e Campos.
Ferrovia Centro-Atlântica: Em reunião do Conselho Empresarial da Firjan Norte Fluminense, do dia 12/09/2024, a Firjan também atualizou os empresários sobre o processo de renovação da Ferrovia Centro Atlântica, que terá parte da antiga malha ferroviária devolvida ao Governo Federal, com indenização à União. Por conta disso, a ANTT convocou quatro audiências públicas nas capitais do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, motivo pelo qual a Firjan solicitou que seja realizada uma também no Rio de Janeiro. A federação entende que o estado do Rio será um dos mais impactados, e que a indenização correspondente à malha fluminense fique condicionada à execução do projeto de construção da Estrada de Ferro 118 (EF-118), que vai conectar o Porto do Açu à malha ferroviária nacional.
BR-393: ANTT publicou decisão em 18/11/2022 determinando a caducidade da concessão da rodovia à K-Infra. Relicitação ainda sem data prevista.
EF-118: Projeto foi apresentado pelo presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, Mauro Viegas Filho, no painel Logística e Transportes do 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 02/03/2023. Em 11/08/2023, houve o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinará R$ 342,6 bilhões de recursos ao estado do Rio de Janeiro. Entre os investimentos contemplados, está o estudo para construção da EF-118 (Ferrovia Vitória-Rio).
O governo federal prepara leilão para a construção de ferrovia que ligará o Porto de Ubu, em Anchieta (ES) e o do Açu, em São João da Barra (RJ), passando pelo Porto Central, em Presidente Kennedy (ES). O investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões em cinco anos, tempo estimado para a obra e o início da operação.
No dia 31de janeiro de 2025, a Firjan recebeu a última sessão de audiência pública promovida pela ANTT para debater a concessão da EF-118. A Firjan voltou a reforçar sua posição sobre a importância da ferrovia para a economia do Rio de Janeiro e do Brasil. A federação enfatizou a necessidade de garantir clareza nos critérios do gatilho para a implantação do trecho entre São João da Barra e Nova Iguaçu, considerado essencial para a plena integração da ferrovia. Outro ponto reforçado foi o compromisso assumido pela Vale com a construção do trecho entre Santa Leopoldina e Anchieta.
As próximas etapas do projeto incluem, no terceiro trimestre de 2025, a análise do TCU, com a publicação do edital no quarto trimestre de 2025. O leilão está previsto para o primeiro trimestre de 2026, e a assinatura do contrato deverá ocorrer ainda no primeiro semestre do mesmo ano.
Portos: O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou o investimento de R$ 400 milhões para obras de dragagem no Porto do Rio de Janeiro com intuito de aumentar a competitividade e a capacidade operacional.
BR-116: Firjan participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço da implantação da nova pista da Serra das Araras , BR-116/RJ (Rodovia Presidente Dutra), entre Rio de Janeiro e São Paulo. O evento aconteceu em 12/04/2024, em Paracambi. Com a obra, a Serra das Araras passará a ter oito faixas, além dos acostamentos, nos dois lados da estrada. A nova pista representa um avanço significativo para a economia do Rio de Janeiro e São Paulo.