Garantir a realização de projetos-chave para a logística do estado do Rio de Janeiro:
• Concessão da BR-040, conjuntamente com a BR-495, priorizando-se a conclusão da nova pista de subida da serra de Petrópolis;
• Concessão conjunta dos aeroportos internacionais Tom Jobim e Santos Dumont, considerando o sistema multiaeroportos existente e garantindo o fortalecimento do hub aéreo internacional fluminense;
• Relicitação da BR-101 (trecho Norte, conjuntamente com a BR-356) e da BR-393, com inclusão de novos trechos e foco na conclusão de obras dos contratos anteriores;
• Construção da EF-118, tendo como trecho prioritário a ligação do Porto do Açu com a EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas;
• Aprimorar a infraestrutura de acesso aquaviário dos portos fluminenses, com a realização de dragagens de manutenção e aprofundamento nos portos geridos pela Cia. Docas do Rio de Janeiro.
Status:
BR-040: Estão sendo discutidas alternativas para a retomada das obras. Entre as opções em avaliação, estão a realização de uma nova licitação, a repactuação do contrato com a concessionária atual, ou a adesão ao Programa Resolve.
Galeão-Santos Dumont: em 19/06/2023 o Ministério dos Portos e Aeroporto anunciou redução gradual de voos do Santos Dumont a partir de outubro, ficando restritos aos aeroportos de Congonhas (SP) e Brasília. Os demais voos serão redirecionados para o aeroporto Tom Jobim-Galeão. Em 02/08/2023 o Tribunal de Contas da União (TCU) definiu que as administrações de concessões de infraestrutura podem desistir de devolver ativos. Com isso, a Changi, concessionária do aeroporto Galeão que havia manifestado interesse na devolução da concessão no início de 2022, poderá manter o ativo. Com a retomada do setor aéreo e a limitação de voos do Santos Dumont, a Changi voltou atrás na decisão.
BR-101: Em reunião do Conselho Empresarial da Firjan Norte Fluminense, do dia 12/09/2024, o gerente de Infraestrutura da federação, Isaque Ouverney, disse que o novo contrato da BR-101 está em análise no TCU, que tem previsão de emitir parecer pela assinatura do novo contrato até o fim do ano. Há ainda a expectativa de que não seja incluído aumento de tarifa no novo contrato, que deve ter duração de até 15 anos. Até o fim do ano também serão definidos os cronogramas de execução das obras, mas as prioridades a serem elencadas não passaram por audiência pública.
Ferrovia Centro-Atlântica: Em reunião do Conselho Empresarial da Firjan Norte Fluminense, do dia 12/09/2024, a Firjan também atualizou os empresários sobre o processo de renovação da Ferrovia Centro Atlântica, que terá parte da antiga malha ferroviária devolvida ao Governo Federal, com indenização à União. Por conta disso, a ANTT convocou quatro audiências públicas nas capitais do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, motivo pelo qual a Firjan solicitou que seja realizada uma também no Rio de Janeiro. A federação entende que o estado do Rio será um dos mais impactados, e que a indenização correspondente à malha fluminense fique condicionada à execução do projeto de construção da Estrada de Ferro 118 (EF-118), que vai conectar o Porto do Açu à malha ferroviária nacional.
BR-393: ANTT publicou decisão em 18/11/2022 determinando a caducidade da concessão da rodovia à K-Infra. Relicitação ainda sem data prevista.
EF-118: Projeto foi apresentado pelo presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, Mauro Viegas Filho, no painel Logística e Transportes do 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 02/03/2023. Em 11/08/2023, houve o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinará R$ 342,6 bilhões de recursos ao estado do Rio de Janeiro. Entre os investimentos contemplados, está o estudo para construção da EF-118 (Ferrovia Vitória-Rio).
Portos: Porto do Rio está com obras em andamento.
BR-116: Firjan participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço da implantação da nova pista da Serra das Araras , BR-116/RJ (Rodovia Presidente Dutra), entre Rio de Janeiro e São Paulo. O evento aconteceu em 12/04/2024, em Paracambi. Com a obra, a Serra das Araras passará a ter oito faixas, além dos acostamentos, nos dois lados da estrada. A nova pista representa um avanço significativo para a economia do Rio de Janeiro e São Paulo.