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Infraestrutura

Infraestrutura de qualidade é condição necessária para a competitividade e qualidade de vida da população. Por definição, o setor serve como base para o funcionamento da sociedade, contemplando áreas como Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos, Energia Elétrica, Mobilidade Urbana e Habitação, entre outras. Esses segmentos se inserem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda de 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) objetivando o progresso mundial até 2030. Além de objetivos específicos, como os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 3 (Saúde e bem-estar), o tema impacta outros objetivos como os ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 9 (Indústria, inovação e infraestrutura). Portanto, tem caráter transversal.

Apesar de sua importância, o Brasil sofre com relevantes déficits de atendimento nessas múltiplas áreas. Por exemplo, mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso ao abastecimento de água e quase 60 milhões não são atendidos por coleta de esgoto. Ademais, quase metade do total de esgoto produzido não é tratada. O cenário pode ser ainda pior, uma vez que não há dados completos para mais de 2,7 mil municípios, que representam 38,3 milhões de pessoas. Nesse contexto, o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) estima serem necessários R$ 601,3 bilhões em investimentos para universalização desses serviços até 2033.

Veja abaixo as propostas:

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida