Portal Sistema Firjan
menu
Evento

Verão na Casa | Artes

O que é

Programação especial gratuita com shows, oficinas, debates, contação de histórias e atividades interativas.

Para quem é

Público em geral

Valor

Gratuito

Local

Casa Firjan
Rua Guilhermina Guinle, 211
Botafogo
Rio de Janeiro - RJ

  • Data

  • Horário

  • Título

  • 25/01/2020
  • 14h às 20h
  • 26/01/2020
  • 12h às 18h

Detalhes

É só o verão chegar para o Rio de Janeiro ficar mais colorido, animado e criativo. Na estação que tem tudo a ver com a cidade, a Casa Firjan fica ainda mais animada com a nova edição do Verão na Casa.

Esse ano o Verão na Casa buscou inspiração na economia do entretenimento, que está associada ao potencial turístico da cidade, exerce influência na geração de empregos e estimula o comercio e a indústria local.

Venha curtir uma programação cheia de atividades culturais, cursos, oficinas, shows, contação de histórias e muito mais.

O Verão na Casa acontece de janeiro a fevereiro. A cada fim de semana, um novo tema e novas atrações. Curtiu? Então, confira a programação do fim de semana dedicado às artes, com foco em inovação e diversidade.

25 E 26 DE JANEIRO

Sábado – 25 de janeiro

14h às 20h – Junta Local Verão + SOU DO RIO

Mais uma vez a feira Junta Local se integra à programação da Casa Firjan, dessa vez com uma curadoria de Verão. A Junta Local é uma comunidade que reúne pequenos produtores do campo e da cozinha e gente a fim de comer bem e de forma consciente, e que juntamente com as cervejarias fluminenses do movimento Sou do Rio, oferecerão boas opções de comidas e bebidas locais e justas.

16h às 17h30 – Performance-experiência “O que você vê?” | Moira Braga

Moira Braga é artista cega, de trajetória relevante na cena cultural carioca, e neste trabalho propõe uma sensibilização dos sentidos, ampliando assim a percepção de si e do outro.

A ação se dará nos jardins da Casa Firjan e é aberta ao público, não havendo limite de número de participantes. O público será “convidado” a entender seu próprio corpo através de movimentos e gestos.

16h – Jardim de histórias convida Kika Farias

Na África, “Karingana wa karingana” são as palavras que o povo de Moçambique profere a fim de suspender o tempo comum e dar início ao tempo das histórias. Assim se inicia a roda de histórias sobre os valores da vida pelos contos: “A história do Morcego” e “Uma ideia Luminosa”, alinhavados com as canções populares deste imenso continente!

18h – Show com Jonathan Ferr

Alinhado ao jazz moderno, o pianista carioca Jonathan Ferr explora as fronteiras do gênero com o broken beat e outros estilos eletrônicos, fazendo a ligação da música com a política e a espiritualidade e seguindo a trilha de músicos norte-americanos, como Alice Coltrane, John Coltrane e Sun Ra.

Ferr é um representante brasileiro do afrofuturismo, movimento que mescla tradições africanas com ficção científica e fantasia para rever o passado negro e criar novas narrativas. Sun Ra foi pioneiro dessa vertente, atualmente explorada por artistas contemporâneos, como os também norte-americanos Flying Lotus e Thundercat.

O músico carioca chama de urban jazz o resultado dessas experimentações, que podem incluir, por exemplo, o vocoder, instrumento que faz com que os timbres da voz soem robóticos. O uso desse recurso pode ser conferido na faixa "Luv is the Way", parceria com Donatinho, que aparece no seu primeiro álbum de estúdio, "Trilogia do Amor", lançado em 2019.

Domingo – 26 de janeiro

12h às 18h – Junta Local Verão + SOU DO RIO

A feira Junta Local se integra à programação de verão da Casa Firjan. Os produtores, ligados ao movimento Sou do Rio, oferecerão boas opções de comidas locais e justas.

14h30 às 16h30 – Oficina Cineminha Chroma Key | FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil)

A oficina pretende ensinar aos participantes truques de animação stop motion, que os fazem realizar movimentos que não acontecem naturalmente, como deslizar, voar ou desaparecer. O fundo temático será escolhido por cada grupo de participantes.

16h30 – Show com Maíra Freitas

Maíra Freitas é cantora, instrumentista, arranjadora e compositora. A artista, que é filha de Martinho da Vila, teve seus primeiros contatos com o piano aos sete anos de idade na Escola de Música Pró-Arte em Laranjeiras. Deu continuidade aos seus estudos no Conservatório Brasileiro de Música e formou-se Bacharel em Piano na Escola de Música da UFRJ.

Participou de inúmeros festivais de música, cursos e master classes no Brasil e no exterior, onde teve contato com professores de renome nacional e internacional, entre eles: Sergio Monteiro, Luis Senise, Sergei Dorensky (Rússia), Roberto Bravo (Chile), Michel Dalberto (França), Sergei Duchachov (Rússia), Stefan Meylaers (Bélgica), Geoffrey Haydon (EUA), Gregor Vidovic (Alemanha), Pierre Ferraux (Bélgica), Evgeny Izotov (Rússia), Joseph Banowetz (EUA), Jan Kadlubiski (Polônia), Joseph Stanford (África do Sul), Tamás Ungár (Ungria/EUA) e Adam Wodnick (Polônia/EUA).

Sábado e domingo – 25 e 26 de janeiro

Dia inteiro - Mostra Educar para Transformar + Exposição Decupagem Iole de Freitas

A educação se caracteriza como uma importante ferramenta para a transformação da sociedade, contribuindo para a formação do futuro trabalhador. A mostra Educar para Transformar mostra como a Firjan SENAI e a Firjan SESI promovem a formação e qualificação desse profissional, atendendo às necessidades das empresas do futuro.

A Exposição Decupagem Iole de Freitas reúne obras, desenhos, fotos e documentos que marcam a carreira da artista plástica dos anos 1970 até hoje. A curadoria é de João Bandeira.

Mapa

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida