TRANSPARÊNCIA SENAI
Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI/RJ. Se ainda assim precisar, você poderá fazer contato nas unidades mais próximas ou pelo formulário de Fale Conosco, neste site.
Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link Abrir Solicitação do SAC | Firjan, preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva, seu pedido de informação, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar". Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação. Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.
Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso do SENAI-RJ:
a) Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro , Rio de Janeiro - RJ, CEP 20.030-003.
b) Telefone - recebido pela equipe de call center do SENAI-RJ - Atendimento de Segunda a Sexta de 9h as 18h: 4002 0231 / 0800 0231 231
c) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do SENAI-RJ) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do SENAI-RJ, no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003
A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta de consulta disponível no link Acompanhar ou Recorrer | Firjan. Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”. Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.
O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação. Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link Acompanhar ou Recorrer | Firjan e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial
As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil. As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis. As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis. Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento
Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta. Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo. Para recorrer basta acessar o link: Acompanhar ou Recorrer | Firjan e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”. Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".
Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.
Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior. Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo. O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link Acompanhar ou Recorrer | Firjan e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”
Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo SESI-RJ, entre em contato pelos seguintes canais de acesso: Por formulário via link: SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão | Firjan, selecionando a opção "Acessar" na seção "Falar sobre seus Dados Pessoais". Ou por correspondência pelo endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003
As vagas são divulgadas em nosso portal. Cadastre seu currículo pelo link https://www.firjan.com.br/trabalhe-conosco/. Para saber sobre vagas de emprego no SENAI de seu Estado, é necessário entrar em contato diretamente com o respectivo Departamento Regional da Entidade.
Basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI no Estado desejado.
a) Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link Abrir Solicitação do SAC | Firjan
b) Presencial - realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003.
c) Telefone - realizado pela equipe de call center do SENAI-RJ - Atendimento de Segunda a Sexta de 9h as 18h: 4002 0231 / 0800 0231 231.
d) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do SENAI-RJ) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do SENAI-RJ, no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003.
e) Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no SENAI-RJ, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC.
A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link Ouvidoria | Firjan.
Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do SENAI-RJ por meio de seus outros canais de acesso:
Presencial - realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003. Horário de atendimento: 09h às 18h.
Telefone - realizado pela equipe de call center do SENAI-RJ - Atendimento de Segunda a Sexta de 9h as 18h: 4002 0231 / 0800 0231 231.
Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do SENAI-RJ) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do SENAI-RJ, no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003.
Algumas de nossas Unidades podem realizar matricula para outras. Para saber mais informações faça contato com a Central de Atendimento através do telefone 0800 0231 231 ou 4002-0231 de segunda à sexta de 7 às 21h.
Acesse o site dos cursos SENAI Rio, www.senairio.com.br ou faça contato com a Central de Atendimento através do telefone 0800 0231 231 ou 4002-0231 de segunda à sexta de 7 às 21h e conhecer quais Unidades oferecem cursos em suas diversas modalidades e áreas de conhecimento.
Você deverá comparecer pessoalmente na Unidade que realizou o curso e efetuar o pagamento de uma taxa, que será informada no dia.
Mantenha contato com a nossa Central de Atendimento através do telefone 0800 0231 231 ou 4002-0231 de segunda à sexta de 7 às 21h para acompanhar a disponibilidade de vagas dessa modalidade. Algumas programações ficam disponíveis somente nas unidades, por isso será necessário comparecer sempre que puder em uma delas. Consulte nossas unidades através do link http://www.cursosenairio.com.br
Essa análise é realizada na unidade que ministrará o curso, pessoalmente com a equipe pedagógica. Será necessário apresentar o histórico ou a grade curricular do curso realizado.
18. Tenho experiência e ou já trabalhei em determinada área e não tenho o certificado ainda, como faço para obter?
Oferecemos um serviço de certificação profissional, no qual o candidato passará por uma avaliação prática e escrita, e sendo aprovado receberá um certificado que comprova as competências da função. Esse serviço é pago. Caso deseja informações sobre quais são as certificações disponíveis e valores contatar a nossa Central de Atendimento através do telefone 0800 0231 231 ou 4002-0231 de segunda à sexta de 7 às 21h.
Nesse caso será necessário comparecer a unidade para conversar com a pedagoga e verificar a possibilidade de realizar o curso. Se necessário, poderá ser submetido a teste prático.
Para participar do processo seletivo entre no site www.firjan.com.br, na página inicial, parte superior clique em trabalhe conosco, preencha o formulário com seu dados e candidate-se a vaga.
Basta acessar o site http://sne.iel.org.br/sne/SVCadastroCT?modulo=aluno&acao=termoAceite&siglaNucleo=RJ
Após o Cadastramento o candidato receberá uma senha que dará acesso aos seus dados para atualizá-los.