TRANSPARÊNCIA SENAI

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI/RJ. Se ainda assim precisar, você poderá fazer contato nas unidades mais próximas ou pelo formulário de Fale Conosco, neste site.

1. Como registrar pedidos de informação para o SENAI-RJ?

Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link Abrir Solicitação do SAC | Firjan, preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva, seu pedido de informação, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar". Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação. Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.

Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso do SENAI-RJ:

a) Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro , Rio de Janeiro - RJ, CEP 20.030-003.

b) Telefone - recebido pela equipe de call center do SENAI-RJ - Atendimento de Segunda a Sexta de 9h as 18h: 4002 0231 / 0800 0231 231

c) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do SENAI-RJ) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do SENAI-RJ, no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003

2. Como consultar os pedidos registrados?

A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta de consulta disponível no link Acompanhar ou Recorrer | Firjan. Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”. Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.

3. O que fazer quando esquecer o número de protocolo?

O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação. Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link Acompanhar ou Recorrer | Firjan e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial

4. Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?

As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil. As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis. As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis. Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento

5. Como abrir Recurso?

Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta. Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo. Para recorrer basta acessar o link: Acompanhar ou Recorrer | Firjan e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”. Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".

6. Qual o prazo de resposta para o recurso?

Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.

7. O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?

Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior. Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo. O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link Acompanhar ou Recorrer | Firjan e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”

8. Como falar sobre seus dados pessoais?

Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo SESI-RJ, entre em contato pelos seguintes canais de acesso: Por formulário via link: SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão | Firjan, selecionando a opção "Acessar" na seção "Falar sobre seus Dados Pessoais". Ou por correspondência pelo endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003

9. Como me candidatar a uma vaga de emprego no SENAI-RJ?

As vagas são divulgadas em nosso portal. Cadastre seu currículo pelo link https://www.firjan.com.br/trabalhe-conosco/. Para saber sobre vagas de emprego no SENAI de seu Estado, é necessário entrar em contato diretamente com o respectivo Departamento Regional da Entidade.

10.Como conseguir informações sobre o SENAI-RJ, no seu Estado?

Basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI no Estado desejado.

11. Quais são os canais de atendimento do SENAI-RJ?

a) Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link Abrir Solicitação do SAC | Firjan

b) Presencial - realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003.

c) Telefone - realizado pela equipe de call center do SENAI-RJ - Atendimento de Segunda a Sexta de 9h as 18h: 4002 0231 / 0800 0231 231.

d) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do SENAI-RJ) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do SENAI-RJ, no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003.

e) Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no SENAI-RJ, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC.

A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link Ouvidoria | Firjan

Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do SENAI-RJ por meio de seus outros canais de acesso:

Presencial - realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003. Horário de atendimento: 09h às 18h.

Telefone - realizado pela equipe de call center do SENAI-RJ - Atendimento de Segunda a Sexta de 9h as 18h: 4002 0231 / 0800 0231 231.

Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do SENAI-RJ) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do SENAI-RJ, no seguinte endereço: Av. Graça Aranha, 01 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.030-003.

12. Posso realizar minha matrícula e pagamento em uma unidade, mas o curso ser em outra Unidade?

Algumas de nossas Unidades podem realizar matricula para outras. Para saber mais informações faça contato com a Central de Atendimento através do telefone 0800 0231 231 ou 4002-0231 de segunda à sexta de 7 às 21h.

13. Qual o prazo para entrega do certificado de conclusão?

Após 30 dias da conclusão do curso.

14. Quais os cursos oferecidos?

Acesse o site dos cursos SENAI Rio, www.senairio.com.br ou faça contato com a Central de Atendimento através do telefone 0800 0231 231 ou 4002-0231 de segunda à sexta de 7 às 21h e conhecer quais Unidades oferecem cursos em suas diversas modalidades e áreas de conhecimento.

15. Como faço para obter segunda via do certificado?

Você deverá comparecer pessoalmente na Unidade que realizou o curso e efetuar o pagamento de uma taxa, que será informada no dia.

16. Como faço para ser jovem aprendiz?

Mantenha contato com a nossa Central de Atendimento através do telefone 0800 0231 231 ou 4002-0231 de segunda à sexta de 7 às 21h para acompanhar a disponibilidade de vagas dessa modalidade. Algumas programações ficam disponíveis somente nas unidades, por isso será necessário comparecer sempre que puder em uma delas. Consulte nossas unidades através do link http://www.cursosenairio.com.br

17. Posso eliminar matérias do curso, tendo feito curso na mesma área?

Essa análise é realizada na unidade que ministrará o curso, pessoalmente com a equipe pedagógica. Será necessário apresentar o histórico ou a grade curricular do curso realizado.

18. Tenho experiência e ou já trabalhei em determinada área e não tenho o certificado ainda, como faço para obter?

Oferecemos um serviço de certificação profissional, no qual o candidato passará por uma avaliação prática e escrita, e sendo aprovado receberá um certificado que comprova as competências da função. Esse serviço é pago. Caso deseja informações sobre quais são as certificações disponíveis e valores contatar a nossa Central de Atendimento através do telefone 0800 0231 231 ou 4002-0231 de segunda à sexta de 7 às 21h.

19. Tenho experiência na área, mas não tenho como comprovar, posso realizar o curso?

Nesse caso será necessário comparecer a unidade para conversar com a pedagoga e verificar a possibilidade de realizar o curso. Se necessário, poderá ser submetido a teste prático.

20. Como faço para deixar meu currículo?

Para participar do processo seletivo entre no site www.firjan.com.br, na página inicial, parte superior clique em trabalhe conosco, preencha o formulário com seu dados e candidate-se a vaga.

21. Como faço para estagiar no Sistema Firjan?

Basta acessar o site http://sne.iel.org.br/sne/SVCadastroCT?modulo=aluno&acao=termoAceite&siglaNucleo=RJ

Após o Cadastramento o candidato receberá uma senha que dará acesso aos seus dados para atualizá-los.

22. O SENAI seleciona profissionais que serão contratados pela Indústria?

Após o termino do curso ficará cadastrado por dois anos no nosso banco de talentos. Onde as empresas têm acesso a esse cadastro e há possibilidade de ser convidado a participar de um processo seletivo.