Estudantes terão uniformes novosFoto: Divulgação
Firjan SENAI SESI. A partir do lançamento da nova marca da federação, é assim que vamos nos referir às duas instituições. Mas a mudança vai muito além. Estamos vivendo uma renovação: alunos, equipe e o público em geral vão perceber uma atitude mais leve e próxima em todas as unidades, que atendem mais de 90 mil alunos por ano. A transformação reflete esse momento de modernização.
Visualmente, a atualização será gradativa. Para evitar desperdício dos produtos e materiais existentes, vai haver um período de convívio entre a marca antiga e a nova. Os uniformes, por exemplo, podem ser trocados quando ficarem velhos ou pequenos. A conclusão do processo de transição está prevista para o final de 2019. Até lá, a marca será aplicada em itens como fachadas de todas as unidades fixas e móveis, sinalização de veículos, uniformes, camisetas e produtos de papelaria, como lápis e blocos, entre outros.
“Os alunos e suas famílias não precisam se preocupar, pois não terão nenhum ônus. O processo de atualização de materiais e uniformes vai acontecer de forma paulatina, sem pressa”, ressalta Andréa Marinho, diretora de Educação da Firjan. Ela explica que a instituição aproveitou a oportunidade para modernizar os uniformes, que ganharam novas cores, tecido e modelagem. “Os alunos e a equipe vão curtir. Fizemos pensando no que eles gostam de vestir. O visual ficou mais interessante, representando melhor uma instituição que se transforma e transforma as pessoas para melhor”, diz Andréa.
Simplicidade das marcas
Ingrid Buckmann, gerente de Comunicação e Marca da federação, conta que simplicidade é a palavra-chave do processo de mudança. “A simplificação foi o principal critério que adotamos na arquitetura das marcas. Dessa forma, conseguimos otimizar investimentos em comunicação, colocando foco nas nossas principais instituições”, explica.
Firjan SENAI ganhou a cor azul claro e a Firjan SESI, laranja. Tudo para que a sociedade entenda e visualize melhor cada instituição. A primeira, como o nome por extenso diz (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), forma e qualifica profissionais, além de estimular o desenvolvimento tecnológico da indústria. São 82 mil matrículas por ano em 29 escolas. A segunda (Serviço Social da Indústria) leva educação, cultura, saúde e bem-estar para o colaborador da indústria e sua família. Envolve 12 mil matrículas/ano em 16 escolas.
Dentro da nova arquitetura, a Escola Firjan SESI ganha uma nova marca.. Por se tratar de uma escola regular, entendemos que pais e responsáveis querem se relacionar com uma escola, que é um negócio especial. Exceções vão ocorrer para programas nacionais, como Firjan SESI Matemática, que foi lançado por nós e ganhou o país, sendo hoje replicado em outros estados.
Outra alteração importante é a ordem, quando tratamos das duas instituições. Agora SENAI vem antes de SESI, para respeitar a ordem das marcas na bandeira corporativa. Então, somos Firjan SENAI SESI!
#VivaATransformação!