Dez empresas foram selecionadas pelo Edital Moda FIRJAN para participar do Veste Rio, mais importante evento de moda do estadoFoto: Paula Johas
Divulgação da marca e prospecção de negócios. Esses foram os objetivos e conquistas das 10 empresas selecionadas pelo Edital Moda FIRJAN para participar do Veste Rio, mais importante evento de moda do estado. As empresas foram reunidas em um estande do Movimento Sou do Rio – que tem o Sistema FIRJAN como parceiro –, tanto no Salão de Negócios (somente para credenciados) quanto no Outlet (aberto ao público geral).
Eduarda Rosa, sócia-empresária da marca Pitanga, participou este ano pela primeira vez da Veste Rio com a FIRJAN. Para ela, a grande possibilidade do evento foi apresentar a companhia e representar o polo de moda praia localizado em Cabo Frio, onde a empresa está sediada: “Fizemos diversos contatos no Salão de Negócios que provavelmente serão revertidos em pedidos em um futuro próximo”.
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As empresas foram reunidas em um estande do Movimento Sou do Rio, que tem o Sistema FIRJAN como parceiro | Foto: Paula Johas |
Por sua vez, a marca Lever One, de Roberto Leverone, conseguiu vendas acima das esperadas no Outlet. “Vendemos além das nossas expectativas. Tivemos inclusive que repor os estoques com receio de que faltasse produto”, afirmou o empresário, que também é coordenador do Fórum Empresarial de Moda da FIRJAN.
De acordo com Ana Carla Torres, coordenadora de Moda da Federação, os segmentos que mais obtiveram procura no atacado foram a moda Beachwear feminino e masculino. No varejo, a moda masculina, calçados e lingerie foram os mais vendidos.
Segundo levantamento da FIRJAN, a cadeia da moda fluminense totalizou US$ 26,6 milhões de vendas ao exterior em 2017, avanço de 6% em relação ao ano anterior. Em termos de vestuário, o estado foi responsável por 10% das exportações nacionais, enquanto cerca de metade de tudo o que foi exportado de moda praia brasileira saiu das confecções fluminenses.
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Segundo levantamento da FIRJAN, a cadeia da moda fluminense totalizou US$ 26,6 milhões de vendas ao exterior em 2017, avanço de 6% em relação ao ano anterior | Foto: Paula Johas |
FIRJAN na Veste Rio
As vencedoras do Edital Moda FIRJAN – que teve 160 inscrições – receberam capacitação online sobre processo produtivo, modelagem e qualidade, bem como boas práticas para participação no evento. “O objetivo da iniciativa é apoiar o desenvolvimento das empresas da cadeia da moda fluminense, e movimentar os negócios de nosso Estado”, explica Ana Carla.
Além disso, a Federação levou cerca de 150 empresários de Campos, Três Rios e Petrópolis em caravanas para participarem do evento. Estudantes de moda do SENAI também tiveram a oportunidade de conhecer O Veste Rio, em 12 de abril, e entender melhor esse mercado. Com a iniciativa, alguns empresários convidaram os alunos para visitarem suas fábricas depois da feira.
A quinta edição da Veste Rio foi realizada no Píer Mauá, entre 11 e 15 de abril. A programação incluiu desfiles, salão de negócios, palestras com profissionais de destaque no setor, além de outlet.
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Em termos de vestuário, o estado foi responsável por 10% das exportações nacionais | Foto: Paula Johas |
Confira abaixo as empresas contempladas pelo Edital Moda FIRJAN:
- Daniele Dessin (Joias e bijuterias)
- Soulier (Calçados e acessórios)
- Lever One (Vestuário masculino)
- Monthal (Lingerie)
- Lia Lou (Lingerie)
- Nova Karamello (Vestuário feminino)
- Pitanga (Moda praia)
- Arsenal (Vestuário masculino)
- Club Resort (Moda praia)
- Babo Uabu (Infantil)