Para ter sucesso, toda empresa precisa cumprir uma série de obrigações legais e ir além: ser mais produtiva. Afinal, esse é um passo básico para a redução de custos. Mais do que nunca, é necessário rever processos produtivos, aumentar a eficiência e eliminar desperdícios.
Pensando nisso, a Firjan SENAI SESI oferecem a Empresa Mais Produtiva, uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Conte com nossa infraestrutura e expertise para alavancar o seu negócio.
Confira abaixo nossas soluções integradas para produzir mais por menos e entre em contato conosco.
A educação é fundamental para as empresas que buscam um ambiente mais produtivo e competitivo. O mercado exige que o trabalhador não só domine a técnica da profissão, mas também as competências para tomar decisões com autonomia, proatividade e capacidade de análise para a solução de problemas. Também fazem parte desse processo a avaliação dos resultados e a sugestão de melhorias. A produção constante de novos conhecimentos e tecnologias exige a atualização contínua do profissional. As competências exigidas no mercado produtivo podem ser desenvolvidas na Educação Básica e na Educação Profissional e isso permite à empresa aprimorar seus processos, aumentar sua produtividade e seu desempenho.
Forma o trabalhador da indústria para lidar com a linguagem e utilizá-la com êxito em situações diversas do trabalho e da vida pessoal. O foco está em expressão, fala, escrita, capacidade de argumentação e credibilidade. Também ajuda a descobrir o que está por “trás do texto”, pois além de entender claramente o que está dito, é preciso também perceber informações implícitas nos textos.
Como a dificuldade em realizar atividades como leitura, compreensão de textos e assimilação de conteúdos é um dos grandes obstáculos para o desempenho dos funcionários, o bom manejo do idioma exerce influência direta na produtividade.
Elevam a escolaridade dos trabalhadores, que podem retomar os estudos e concluir as etapas da educação básica que são relevantes ao seu aperfeiçoamento profissional. Os principais benefícios incluem maior flexibilidade em termos de atendimento, o estímulo à cooperação profissional e à inteligência coletiva da empresa, a elevação da autoestima e satisfação dos colaboradores e o melhor funcionamento interno em todos os setores da empresa.
Vale lembrar que quanto mais elevada a escolaridade dos funcionários na educação básica, maiores os índices de produtividade da empresa.
O curso favorece a comunicação eficaz na empresa, considerando que ela conduz a resultados positivos em termos de processos, produção e resultados. O foco é o desenvolvimento das habilidades de oratória (discurso oral e recursos adjuntos), a produção textual escrita e a postura/mensagem corporal (gestos, expressões faciais, comportamento etc.).
Favorecer a comunicação eficaz na empresa contribui para o aumento da produtividade.
O curso desenvolve competências que permitem aos trabalhadores da indústria se comunicarem nas línguas inglesa e espanhola em diferentes níveis (básico, intermediário e avançado), bem como desempenharem suas atividades utilizando o idioma no ambiente de trabalho. A solução integra o ambiente de trabalho ao processo de educação.
Quando o trabalhador precisa utilizar um idioma estrangeiro na realização de suas atividades profissionais, dominá-lo contribui para o aumento da produtividade.
Desenvolve a habilidade de comunicação dos colaboradores por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), permitindo sua interação e comunicação com pessoas surdas. Isso favorece o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais, tanto no ambiente de trabalho quanto na comunidade.
Com o curso de LIBRAS a equipe agregará valores sociais, propiciando momentos de interação com os funcionários ou clientes surdos que utilizam a LIBRAS para sua comunicação.
O curso aproxima o universo da Matemática da prática cotidiana dos colaboradores e é realizado em dois níveis: Básico (para o desenvolvimento de competências estruturantes da matemática fundamental, englobando temas como proporcionalidade, função afim, interpretação de dados e gráficos e noções de áreas e volumes) e Intermediário (para o desenvolvimento de competências analíticas, promovendo discussões acerca de temas como sequências, matemática financeira, combinatória e probabilidade e noções de estatística).
Cerca de 90% das empresas enfrentam dificuldades na contratação de profissionais com competências relacionadas à resolução de problemas e à capacidade para observar e interpretar dados*. O entendimento desses temas proporciona maior confiança na hora de escolher, maior capacidade no momento de decidir e mais fundamento para argumentar, aumentando a produtividade da empresa.
*Fonte: pesquisa “O que falta ao trabalhador brasileiro”.
O curso visa desenvolver competências relativas à análise de programas de forma a auxiliar na manutenção de sistemas automatizados.
Utilizados em automação industrial e controle de processos, auxiliam na manutenção dos sistemas automatizados e na ampliação e otimização do controle dos processos industriais.
Desenvolve conceitos de robótica industrial para que o profissional possa: acompanhar os projetos que usam tecnologia robótica, avaliar propostas técnicas, desenvolver memorial descritivo de projetos com robôs e avaliar posicionamentos (layouts) de sistemas robotizados e de integração de sistemas.
Permite a modernização dos processos industriais ao possibilitar movimentos com maior precisão, velocidade e segurança do trabalhador. A tecnologia robótica usa manipuladores que podem ser aplicados em movimentação de cargas, soldagem, pintura, montagem, inspeção de produtos e realização de teste.
O curso visa ampliar as capacidades técnicas dos profissionais da área de Construção Civil para que desenvolvam projetos, por meio do uso do software REVIT, com potencial de extração de informações.
O setor da Construção Civil tem se mobilizado no sentido de suprir as crescentes demandas por produtividade e eficiência em seus processos de projeto e execução de obras. Para se adequar a esse cenário, a plataforma de tecnologias BIM vem sendo implantada em escritórios de arquitetura e urbanismo, em construtoras e no poder público. Nesse sentido, o mercado passa a demandar profissionais capazes de trabalhar com os softwares que integram a plataforma que possibilita o trabalho compartilhado e interativo na fase de projeto.
Curso destinado a profissionais que necessitam se aperfeiçoar para trabalhar com os softwares que integram a plataforma de tecnologias BIM, incrementando as competências relativas aos processos de projeto e execução de obras, desenvolvendo suas capacidades técnicas.
O setor da Construção Civil tem se mobilizado no sentido de suprir as crescentes demandas por produtividade e eficiência em seus processos de projeto e execução de obras. Para se adequar a esse cenário, a plataforma de tecnologias BIM vem sendo implantada em escritórios de arquitetura e urbanismo, em construtoras e no poder público. Nesse sentido, o mercado passa a demandar profissionais capazes de trabalhar com os softwares que integram a plataforma que possibilita o trabalho compartilhado e interativo na fase de projeto.
Curso destinado a profissionais das áreas de arquitetura e engenharia em complementação à sua formação. Fornece conhecimentos teóricos e vivências práticas acerca da logística aplicada à construção de edifícios.
O setor da Construção Civil tem se mobilizado no sentido de responder às crescentes demandas advindas da evolução das tecnologias construtivas e da gestão dos processos inerentes ao canteiro de obras. Nesse sentido, o mercado tem procurado profissionais com conhecimentos de logística aplicada à construção de edifícios, possibilitando a otimização dos fluxos de materiais, equipamentos, serviços e cadeia de suprimentos.
Curso destinado ao desenvolvimento das competências técnicas de planejamento de obras, com foco em produtividade, tempo e interdependência entre atividades. Propicia ao participante um maior domínio desse segmento específico, promovendo sua formação e qualificação profissional.
Pela potencialidade da ferramenta de prever onde estão os pontos críticos e a constante retroalimentação de informações, propicia ao participante conhecimentos básicos de administração de projetos, com enfoque gerencial e organizacional, capacitando o aluno a implantar e acompanhar projetos de média complexidade, baseados em tempo, custo e qualidade pré-estabelecidos.
O curso possibilita que profissionais das áreas de arquitetura e engenharia complementem a sua formação voltada para o segmento por meio de conhecimentos teóricos e vivências práticas acerca das premissas de projeto, execução e logística de obras em alvenaria estrutural.
O setor da Construção Civil tem se mobilizado no sentido de responder às crescentes demandas advindas da evolução das tecnologias construtivas. Desse modo, novos conceitos e métodos têm se estabelecido, possibilitando o planejamento logístico inerente a esse tipo de processo construtivo nas premissas de projeto, execução e logística de canteiros de obras.
Curso destinado a candidatos que têm conhecimentos básicos do software de projeto e construção REVIT e necessitam desenvolver competências de detalhamento de projetos arquitetônicos para edificações, com uso avançado do software na Plataforma BIM.
O setor da Construção Civil tem se mobilizado no sentido de suprir as crescentes demandas por produtividade e eficiência em seus processos de projeto e execução de obras. Para se adequar a esse cenário, em relação ao processo de projeto, a plataforma de tecnologias BIM vem sendo implantada em escritórios de arquitetura e urbanismo, em construtoras e no poder público. Nesse sentido, o mercado tem buscado profissionais capazes de trabalhar nos softwares que integram a plataforma, que permite trabalhar a obra como uma diversidade de objetos georreferenciados de forma avançada.
O curso visa desenvolver as capacidades técnicas dos profissionais da área de Construção Civil para que elaborem projetos arquitetônicos por meio do software REVIT.
O setor da Construção Civil tem se mobilizado no sentido de suprir as crescentes demandas por produtividade e eficiência em seus processos de projeto e execução de obras. Para se adequar a esse cenário, em relação ao processo de projeto, a plataforma de tecnologias BIM vem sendo implantada em escritórios de arquitetura e urbanismo, em construtoras e no poder público. Nesse sentido, o mercado tem buscado profissionais capazes de trabalhar nos softwares que integram a plataforma, que permite trabalhar a obra como uma diversidade de objetos georreferenciados.
O curso é destinado a jovens e adultos que desejam atuar na elaboração de projetos, por meio de técnicas de prototipagem de circuitos eletrônicos em placas de circuito impresso, utilizando os diversos equipamentos e ferramentas que fazem parte do SENAI FabLab, buscando a inovação de produtos no contexto industrial.
A criação e o desenvolvimento de ideias, por meio da prototipagem de modelos 3D, têm sido cada vez mais demandados dos profissionais que trabalham em projetos e processos de inovação nos diversos setores da indústria. A prototipagem rápida é uma inovação que vem otimizando processos, reduzindo custos e modificando a concepção de projetos de produtos no contexto industrial.
O curso é destinado a jovens e adultos que desejam atuar na elaboração de projetos de design de produto por meio da tecnologia de prototipagem por corte a laser. Para isso, utiliza-se de forma ética e inovadora os equipamentos e as ferramentas do SENAI FabLab, levando-se em conta a relação entre usuário, objeto e espaço.
A criação e o desenvolvimento de ideias, por meio da prototipagem de modelos 3D, têm sido cada vez mais demandados dos profissionais que trabalham em projetos e processos de inovação nos diversos setores da indústria. Nesse sentido, a tecnologia de corte a laser na prototipação de peças permite o desenvolvimento dos protótipos e as gravações em relevo, bem como testes de melhorias em produtos existentes, avaliando ideias, conceitos e desempenho de produtos dentro do ciclo de desenvolvimento.
O curso é destinado a jovens e adultos que desejam atuar na elaboração de projetos utilizando tecnologia digital de prototipagem por retirada de material (usinagem) e diversos equipamentos e ferramentas do SENAI FabLab, buscando a inovação de produtos no contexto industrial.
A criação e o desenvolvimento de ideias, por meio da prototipagem de modelos 3D, têm sido cada vez mais demandados dos profissionais que trabalham em projetos e processos de inovação nos diversos setores da indústria. Nesse sentido, a tecnologia de fresagem CNC para a prototipação de peças, com corte de materiais em máquina Router CNC, otimiza o desenvolvimento de protótipos e gravações em baixo relevo com incremento de desempenho.
O curso é destinado a jovens e adultos que desejam atuar na elaboração de projetos, utilizando técnicas de prototipagem por adição de material e os diversos equipamentos e ferramentas do SENAI FabLab. As atividades desenvolvidas nesse curso enfatizam a proatividade na resolução de problemas, a formação de equipes na montagem de projetos interdisciplinares, o desenvolvimento de projetos com base nas boas práticas do SENAI FabLab e a funcionalidade do protótipo.
A criação e o desenvolvimento de ideias, por meio da prototipagem de modelos 3D, têm sido cada vez mais demandados dos profissionais que trabalham em projetos e processos de inovação nos diversos setores da indústria. Nesse sentido, possibilita o desenvolvimento de protótipos com baixo custo, a engenharia reversa e o teste de melhorias em modelos existentes.
O curso é destinado a jovens e adultos que desejam atuar na elaboração de projetos utilizando técnicas de prototipagem de modelos, por meio de processos de fabricação, equipamentos e ferramentas do SENAI FabLab. O planejamento e o desenvolvimento de projetos utiliza tecnologia digital para a prototipagem, buscando a inovação de produtos no contexto industrial.
A criação e o desenvolvimento de ideias, por meio da prototipagem de modelos 3D, têm sido cada vez mais demandados dos profissionais que trabalham em projetos e processos de inovação nos diversos setores da indústria. A prototipagem rápida é uma novidade que vem otimizando processos, reduzindo custos e modificando a concepção de projetos de qualquer produto fabricável. Nesse sentido, esse curso permite, com a modelagem CAD para a prototipação de peças, a avaliação das ideias e conceitos, além da otimização do desenvolvimento de produtos, ainda dentro do ciclo de desenvolvimento.
Este curso apresenta uma metodologia de apoio para melhorar o rendimento energético das instalações elétricas, sem comprometer a segurança, a qualidade e a capacidade do processo produtivo. É dirigido a eletricistas, técnicos e engenheiros que desejam sistematizar procedimentos e processos que permitam promover ações de otimização do uso da energia elétrica nos estabelecimentos comerciais e industriais, mantendo a eficiência em seus processos operacionais com menores custo.
A preocupação com a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e o uso eficiente da energia elétrica tornou-se tema de discussões e estudos. Buscam-se alternativas que viabilizem a economia de energia, sem que para isso seja necessária a redução da produção ou o sacrifício de condições desejadas para o adequado funcionamento da instalação. Para proporcionar as mesmas ou até melhores condições operacionais, com menor consumo de energia, propõe-se a sistematização de procedimentos e processos que promovem a otimização do uso da energia elétrica nos estabelecimentos prediais, comerciais e industriais, possibilitando a utilização novas tecnologias de menor impacto ambiental e maior sustentabilidade.
Este curso é dirigido aos profissionais da área de eletricidade responsáveis por gerenciar o rendimento energético das instalações elétricas da empresa, reduzindo as despesas mensais com energia elétrica por meio de uma metodologia de apoio, sem comprometer a segurança, a qualidade do produto ou a capacidade de produção.
O curso foi elaborado para apresentar aos profissionais da área uma metodologia de apoio à gestão de perdas e gestão de consumo de energia, com ganhos na eficiência energética e redução de perdas e custos operacionais.
Este curso desenvolve competências relativas ao planejamento e à gestão da manutenção elétrica. É direcionado a profissionais técnicos e engenheiros da área que desejam implantar um sistema de gestão estratégica da manutenção elétrica, com a formulação de planos mestres, ordens de serviço e suas instruções de trabalho, garantindo os padrões de confiabilidade dos serviços de manutenção elétrica.
De modo a se tornarem mais competitivas, as empresas necessitam que as funções básicas representadas pelos diversos departamentos de sua estrutura apresentem resultados excelentes. A manutenção, como função estratégica das organizações e responsável direta pela disponibilidade dos ativos, é fundamental para os resultados da empresa, que são melhores quando a Gestão da Manutenção é mais eficaz. Ao otimizar os resultados da gestão da manutenção elétrica por meio da formulação de planos mestres, ordens de serviço e suas instruções de trabalho, esse sistema garante padrões de confiabilidade no planejamento e na execução dos serviços de manutenção elétrica.
Este curso fornece uma visão geral, integrada e estratégica do planejamento, do controle e da gestão da produção e das responsabilidades dos gestores e das diversas ferramentas disponíveis para o desempenho das funções.
Nesse sentido, o curso ajuda na elaboração de um planejamento da produção em consonância com a demanda, fator primordial em tempos de crise. Isso permite a otimização dos recursos da empresa, tornando seus controles mais alinhados com a gestão de custos e riscos, o que aumenta a eficácia e produtividade das empresas.
Curso com foco no ensino da modelagem digital de joias e produtos a partir do uso de software de modelagem tridimensional, com o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para desenhar, renderizar e projetar modelos digitais de joias.
A Modelagem 3D, hoje, é uma ferramenta indispensável de diferenciação, aprimoramento do design e qualidade técnica do setor de Joias e Bijuterias. A precisão e a agilidade no desenvolvimento de produto que esta ferramenta proporciona permitem avaliar o protótipo, do ponto de vista do design, viabilidade técnica e financeira do produto, de forma virtual, sem a aplicação das matérias-primas. Isso poupa recursos e otimiza processos, minimizando o retrabalho e o tempo de desenvolvimento e aprovação de protótipos, tornando as empresas mais competitivas e aptas para concorrer no mercado mundial, altamente tecnológico e profissional.
Curso com foco no ensino da modelagem digital de joias e produtos a partir do uso de software de modelagem tridimensional, com o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para desenhar, renderizar e projetar modelos digitais de joias de complexidade avançada.
A Modelagem 3D avançada inclui ferramentas para superfícies cravadas e fechamento de arquivos para prototipagem. Esses recursos hoje são indispensáveis para diferenciação, aprimoramento do design e qualidade técnica do setor de Joias e Bijuterias. Esse tipo de modelagem traz precisão e agilidade no desenvolvimento de produto e permite avaliar o protótipo do ponto de vista do design, viabilidade técnica e financeira do produto, de forma virtual, sem a aplicação das matérias-primas. Isso poupa recursos e otimiza processos, minimizando o retrabalho e o tempo de desenvolvimento e aprovação de protótipos, tornando as empresas mais competitivas e aptas para concorrer no mercado mundial, altamente tecnológico e profissional.
Curso com foco em planejamento, programação e controle de estoque, armazenamento, suprimento e distribuição de mercadorias e serviços, necessários para uma atuação que promova a redução dos custos operacionais e o aumento da eficácia dos serviços.
A eficácia da empresa moderna é mensurada hoje pela cadeia de suprimentos mais competente. Isso significa uma excelente administração de materiais, logística integrada e processos alinhados ao planejamento estratégico, que fazem essa atividade ser indispensável às corporações do século XXI, promovendo a redução dos custos operacionais e o aumento da eficácia dos serviços.
Curso com foco no ensino das técnicas de modelagem digital de peças de mobiliário, com uso de software de modelagem tridimensional específico para mobiliário, com o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para modelar peças de movelaria.
Contribuirá na modelagem de móveis, permitindo ganho de produtividade frente à concepção e ao desenvolvimento de modelos.
Curso sobre como operar um equipamento com Controle Numérico Computadorizado (CNC) e programar as etapas de produção de peças de mobiliário, a partir do projeto executivo, para a fabricação de móveis em chapa de madeira.
Favorece a adoção de máquinas computadorizadas no processo de fabricação de móveis, permitindo que se beneficiem chapas de madeira para produção de mobiliário, visando ganhos em escala e qualidade.
Curso de aperfeiçoamento destinado a profissionais que atuam na função de Encarregado de Produção, visando desenvolver competências de planejamento, dimensionamento e distribuição de recursos (equipe e materiais); orientação das equipes de trabalho; atuação em situações de pressão e escassez de recursos, bem como elaboração de relatórios internos de acompanhamento.
O foco é a gestão dos processos de condução de equipes na linha de produção, com segurança, respeito ao meio ambiente e à saúde ocupacional dos trabalhadores, visando ao aumento da produtividade das obras.
O curso é destinado a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos no uso de ferramentas de corte e desenvolver competências na utilização de ferramentas de alto rendimento (metal duro) em processos de usinagem.
O conhecimento das codificações normalizadas e do uso eficiente das ferramentas de corte de alto rendimento contribui para elevar o desempenho nos processos de usinagem.
Curso de aperfeiçoamento para profissionais que atuam na área de usinagem. Visa desenvolver as competências para desenvolver o programa para torno, centro de usinagem e máquina de eletroerosão à fio CNC, utilizando programação manual e assistida por computador, segundo normas de qualidade e segurança estabelecidas.
Na medida em que a usinagem é um processo de fabricação muito utilizado na indústria, as máquinas de maior destaque são aquelas com programação CNC. Dessa forma, o profissional capacitado em programação de máquinas CNC contribui para a otimização no desempenho das empresas.
Curso de aperfeiçoamento para profissionais que atuam na área de usinagem. Visa desenvolver as competências para programação, utilizando programação manual e assistida por computador de tornos CNC para fabricação de peças. Envolve desenvolvimento do programa, pós-processamento e envio ao torno CNC, dentro dos padrões de segurança e de qualidade exigidos.
Na medida em que a usinagem é um processo de fabricação muito utilizado na indústria, as máquinas de maior destaque são aquelas com programação CNC. Dessa forma, o profissional capacitado em programação de máquinas CNC contribui para a otimização no desempenho das empresas.
Curso de aperfeiçoamento para profissionais que atuam na área de usinagem. Visa desenvolver as competências para desenvolver o programa para torno e centro de usinagem CNC, utilizando programação manual e assistida por computador, segundo normas de qualidade e segurança estabelecidas.
Na medida em que a usinagem é um processo de fabricação muito utilizado na indústria, as máquinas de maior destaque são aquelas com programação CNC. Dessa forma, o profissional capacitado em programação de máquinas CNC contribui para a otimização no desempenho das empresas.
Curso de aperfeiçoamento profissional que tem por propósito desenvolver as competências e habilidades para a elaboração e montagem de sistemas pneumáticos, hidráulicos, eletro pneumáticos e eletrohidráulicos, bem como a manutenção desses sistemas e a utilização de dispositivos eletroeletrônicos para controle dos mesmos.
Contribui para o ganho de qualidade e produtividade no processo por meio da adoção de sistemas eletropneumáticos e eletrohidráulicos.
Curso de aperfeiçoamento para profissionais que atuam na indústria. Visa desenvolver as competências para a gestão/supervisão de processos de fabricação e serviços mediante a aplicação de conhecimento técnico de forma integrada com a equipe e outros setores da empresa. Utiliza habilidades relacionais e mobiliza conhecimentos técnicos adquiridos na vivência profissional.
Por possibilitar uma gestão/supervisão de processos de fabricação e serviços de forma integrada entre equipe, superior direto e outros setores da empresa, permite ganhos significativos para o desenvolvimento das atividades e produtividade da empresa.
Curso de aperfeiçoamento para profissionais que atuam na indústria. Visa desenvolver as competências para desenvolvimento de delineamentos de processos de fabricação e serviços mediante aplicação de conhecimento técnico de forma integrada com outros setores da empresa. Mobiliza habilidades relacionais e conhecimentos técnicos adquiridos na vivência profissional.
Prepara profissionais para desenvolver programação de trabalho considerando parâmetros de produto, recursos humanos, matéria-prima e equipamentos necessários para uma produção sem perdas, gerando ganhos para a empresa.
O curso é destinado aos profissionais que desejam aperfeiçoar as competências na preparação e operação de máquinas de usinagem CNC (centro de usinagem e centro de torneamento) conforme parâmetros de qualidade e segurança.
Permite ampliar a eficiência produtiva com o emprego de máquinas CNC nos processos de usinagem de produção.
O curso é destinado aos profissionais que desejam aperfeiçoar as competências na preparação e operação de máquinas de usinagem CNC (centro de usinagem e centro de torneamento) para ferramentaria, conforme parâmetros de qualidade e segurança.
Permite ampliar a precisão na confecção de ferramentas industriais por meio da utilização de máquinas CNC, criando condições de melhoria de qualidade na oferta dos produtos da empresa.
O curso é destinado aos profissionais que desejam aperfeiçoar as competências na preparação e operação de máquinas de eletroerosão conforme parâmetros de qualidade e segurança.
Ao oferecer condições de usinar produtos com perfis especiais em Eletroerosão, contribui para aumentar a produtividade das empresas.
Desenvolve, nos profissionais que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos relativos à Produção Mais Limpa, competências em conservação de recursos e redução de resíduos e desperdícios, obedecendo aos critérios de segurança, higiene e saúde do trabalhador.
Diante dos altos custos de energia, água e matérias-primas, assim como entraves, custos e dificuldades técnicas de destinar adequadamente resíduos de processos industriais, a Produção Mais Limpa se apresenta como uma estratégia efetiva para otimizar processos, melhorar o desenho de produtos e reduzir custos operacionais de empresas.
O curso é destinado a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos no uso de ferramentas de corte e desenvolver competências na utilização de ferramentas de alto rendimento (metal duro) em processos de usinagem.
O conhecimento das codificações normalizadas e do uso eficiente das ferramentas de corte de alto rendimento contribui para elevar o desempenho nos processos de usinagem.
Curso de aperfeiçoamento profissional destinado a profissionais que desejam desenvolver competências na programação e utilização de robôs para a soldagem nos processos MAG e Arame Tubular.
Com a modernização dos atuais parques industriais que demandam por maior produtividade e repetibilidade nas linhas de produção, a soldagem robotizada tem ganhado importância nas indústrias, dentre elas: automotiva, equipamentos pesados, naval e aeroespacial.
Fornece conhecimentos básicos de administração de projetos, com enfoque gerencial e organizacional, capacitando o aluno a implantar e acompanhar projetos de média complexidade, baseados em tempo, custo e qualidade pré-estabelecidas.
Contar com recursos para planejamento, execução e controle adequado de um projeto favorece a produtividade. Torna-se possível identificar tarefas críticas, analisar variação de prazo, custo e superalocação de mão de obra. Permite também que a equipe do projeto visualize relatórios e gráficos de andamento, podendo contar até com filtros de informações específicas. A estrutura de trabalho segue os conceitos do PMI e PMBOOK.
Curso de aperfeiçoamento destinado a pessoas que trabalham ou desejam trabalhar na Indústria Têxtil, em confecção ou segmentos afins. A administração dos tempos padrões estudados neste curso compreende a melhoria dos métodos e processos por meio do estudo dos tempos de operação de uma determinada peça ou produto, balanceando a linha de produção e controlando a eficiência das operadoras.
Ao possibilitar a definição real da capacidade instalada da empresa e o planejamento adequado à produção, direciona corretamente recursos humanos, equipamentos e máquinas, eliminando do processo o tempo gasto que não agrega valor ao produto. Dessa forma, contribui para o aumento da produtividade da empresa.
O curso é destinado aos profissionais que desejam desenvolver as competências técnicas relativas à determinação de custos e composição de preço para confecção de produtos do vestuário.
Como desenvolve estratégicas e planejamentos para gerenciar e supervisionar produtos, métodos e processos, a gestão da produção contribui diretamente para o aumento da produtividade da empresa.
Curso de aperfeiçoamento destinado a pessoas que trabalham ou desejam trabalhar na Indústria Têxtil, em confecção ou segmentos afins, desenvolvendo competências para planejar, organizar e executar as atividades de produção de forma a controlar o sistema produtivo de um determinado produto ou peça.
Ao orientar todo o processo produtivo e coordená-lo com os setores da empresa, proporciona maior rentabilidade para a empresa no que tange à produtividade das máquinas e da mão-de-obra.
A responsabilidade social corporativa é um modelo de gestão que estimula a empresa a adotar uma postura ética e transparente com os seus públicos de interesse, com uma visão de gerenciamento de riscos, contribuindo para a sustentabilidade do negócio. A implementação dessa gestão é uma decisão voluntária e pode fortalecer a produtividade empresarial.
Ferramenta de diagnóstico e autoavaliação que possibilita as empresas identificarem seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria da gestão com relação à sustentabilidade e à qualidade de vida no trabalho.
Mapear as políticas e práticas de sustentabilidade das empresas contribui para o desenvolvimento de um plano de ação visando ao fortalecimento dos processos e da gestão e, portanto, ao aumento da produtividade.
Oferecemos soluções em saúde e bem-estar, com serviços integrados de medicina, nutrição, psicologia, odontologia, esporte e lazer. Tudo isso com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Os sistemas de inteligência de dados garantem para a empresa informações sobre a evolução do perfil de saúde dos trabalhadores, incluindo afastamentos do trabalho, atendimentos odontológicos e programas integrados de saúde e medicina ocupacional. A redução dos fatores de risco que impactam negativamente no bem-estar físico e emocional dos colaboradores contribuem para ambientes de trabalho saudáveis, diminuição dos custos com ausências e presenteísmo, além de gerar aumento da produtividade.
Programa desenvolvido dentro de empresas, voltado para a melhoria das condições de saúde do trabalhador, praticado de forma individual ou coletiva em ambientes internos (academias). O programa de atividades físicas é individualizado por profissionais de educação física, baseado na avaliação preliminar.
Ferramenta de diagnóstico que determina o Índice Geral do Estilo de Vida (IGEV) da força de trabalho da empresa ao se avaliar dez indicadores: tabagismo, inatividade física no deslocamento, inatividade física no lazer, abuso de bebida alcóolica, baixo consumo de frutas e legumes, consumo excessivo de refrigerantes ou sucos artificiais, percepção negativa em relação aos relacionamentos, percepção negativa da saúde, exposição ao sol sem proteção e percepção negativa do controle do estresse.
O IGEV fornece informações qualificadas sobre estilo de vida, perfil de risco para a saúde e os impactos do estilo de vida na produtividade, além de auxiliar nas propostas de soluções específicas para aquele grupo ou empresa.
Programa de treinamento de corrida e caminhada, praticado de forma coletiva em ambientes internos ou externos (academias ou parques e praças) sem interesse de competição, prescrito de forma individualizada por profissionais de educação física, baseado na avaliação diagnóstica.
Ações socioeducativas e lúdicas de promoção da atividade física e, mais amplamente, de promoção de estilos de vida saudáveis. No escopo do atendimento, recorre-se a atividades que são desenvolvidas no próprio local e no tempo de trabalho, permitindo assim um maior envolvimento dos principais beneficiários: os trabalhadores.
Atendimento médico integrado em saúde visando prevenir fatores de risco que impactam a saúde no médio e no longo prazos, proporcionando autoconscientização e autocuidado.
Atendimento nutricional que visa promover a conscientização para escolhas alimentares saudáveis e, assim, eliminar, minimizar ou controlar os fatores de risco para as DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis). Esse serviço também visa melhorar o bem-estar do participante por meio de avaliações, capazes de traçar um diagnóstico de seu estado nutricional, e orientações específicas para suas necessidades e seus objetivos.
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) tem caráter de prevenção e promoção da saúde. Deve estar totalmente alinhado com o PPRA (programa por meio do qual os riscos do ambiente de trabalho são avaliados), com sugestão de medidas para eliminar ou reduzir esses riscos. Com o PCMSO, portanto, os trabalhadores são avaliados sob a ótica dos riscos no ambiente de trabalho, possibilitando à empresa atuar em conformidade com a legislação. Ele deve considerar as questões individuais e da coletividade de trabalhadores, privilegiando o perfil clínico/epidemiológico. Além do Programa completo (PCMSO) atendemos também os serviços de PSO (exames clínicos e complementares) e PSO (exames complementares).
O atendimento psicológico busca promover um espaço de acolhimento e reflexão com intuito de proporcionar o autoconhecimento e a expressão dos conflitos emocionais, auxiliando na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas. Esse serviço consiste no atendimento individual por meio de escuta ativa e orientações específicas de acordo com cada demanda.
A gripe H1N1 é um doença que pode levar a graves complicações de saúde para pessoas de maior risco. Por isso, o SESI Rio disponibiliza a Campanha de Vacinação (Gesto Vacinal + Vacina) para as empresas, tendo em vista a preservação da saúde dos trabalhadores, a redução do absenteísmo/presenteísmo por conta de agravos relacionados à gripe e a melhoria da imunidade individual e coletiva, além de reduzir o tempo do trabalhador fora do posto de trabalho, com a opção de atendimento in-loco*.
A adesão à Campanha de Vacinação contra a Gripe é uma forma de contribuir para a promoção da saúde visando a um ambiente de trabalho saudável e ao aumento da produtividade.
* Para empresas com mais de 50 colaboradores e participantes da Campanha de Vacinação.
O atendimento odontológico especializado se destina a proporcionar saúde bucal e reabilitação oral e atuar de forma constante na prevenção a novas doenças e na promoção da saúde integral. A relação da saúde bucal do trabalhador com sua qualidade de vida e produtividade no trabalho é fundamental, pois problemas de origem bucal podem provocar desde desconforto físico e emocional, com consequente diminuição de atenção ao trabalho e aumento aos riscos de acidentes e presenteísmos, até prejuízos à saúde geral dos indivíduos quando entendemos que a boca é um órgão integrado a todo o corpo.
O ambiente no qual o trabalhador de uma empresa atua está inteiramente ligado à execução de suas funções. Se ele trabalha em um ambiente seguro e saudável, a exposição aos riscos ambientais é reduzida, assim como aos riscos de acidentes e doenças no trabalho. Isso contribui para o aumento da sua produtividade e, com ela, mais resultados para negócio. Por isso, a promoção da saúde e a prevenção de doenças e acidentes são fatores-chave para o sucesso de uma empresa. A Firjan SESI mantém uma equipe multidisciplinar e equipamentos de última geração aptos a identificar riscos (físicos, biológicos e químicos) dentro das empresas. Já a Firjan SENAI oferece a Escola Móvel Espaço Confinado para trabalhar o tema Segurança do Trabalho.
Avaliação das condições de trabalho que objetiva a adaptação das condições laborais às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e eficiência. A AET surge de uma demanda que pode ter diversas origens: a constatação de que em determinado setor há um número elevado de doenças ou acidentes (demanda de saúde), reclamações de sindicato de trabalhadores (demanda social) ou a partir de uma notificação de auditores-fiscais do trabalho ou de ações civis públicas (demandas legais) que também se originaram de alguma queixa ou reclamação.
A ergonomia não só promove conforto, segurança e qualidade de trabalho para os colaboradores desempenharem bem suas atividades, mas naturalmente converge para uma maior produtividade, pois busca a redução da penosidade do ser humano por promover uma melhor adaptação das condições de trabalho.
OHSAS 18001 é um conjunto de normas internacionalmente reconhecidas para orientação da formação de sistemas de gestão e certificação de saúde ocupacional e segurança. Nessa consultoria são desenvolvidos planos para a implantação do sistema de gestão e saúde, tomando-se como base esse conjunto de normas.
Um Sistema de Gestão auxilia na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável por meio de uma estrutura que permite à organização identificar e controlar os agentes ambientais de risco, reduzir o potencial de acidentes e melhorar o desempenho geral.
Atende às exigências previstas na Resolução RE nº 09/2003 da ANVISA para proporcionar ambientes livres de contaminantes em concentrações potencialmente perigosas à saúde dos ocupantes. As avaliações devem ser realizadas semestralmente e de acordo com os padrões referenciais aos ambientes climatizados de uso público e coletivo, fixados segundo as seguintes Normas Técnicas: 001 (controle ambiental da possível colonização, multiplicação e disseminação de fungos), 002 (controle do processo de renovação de ar em ambientes climatizados), 003 (controle do processo de climatização de ar em ambientes climatizados) e 004 (controle de aerodispersóides totais em ambientes interiores climatizados).
A Síndrome do Edifício Doente é um rótulo comumente usado para a poluição do ar em ambientes fechados, gerando dores de cabeça, irritação nos olhos e no nariz, fadiga e outros sintomas. Empresas que possuem sistemas climatizados e que ofereçam boa qualidade do ar interior proporcionam melhores condições de bem-estar, o que gera um local de trabalho mais saudável e mais produtivo.
Atende às exigências da Resolução nº 001/1990 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, que objetiva o controle da poluição sonora e a preservação da qualidade de vida da comunidade. Desde o congresso mundial sobre poluição sonora, em 1989, esse assunto passou a ser considerado como questão se saúde pública. No Congresso Mundial de Acústica, em 1981, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro passaram a ser consideradas as de maiores níveis de ruído do mundo. A chamada poluição se constitui de ruídos indesejáveis, desagradáveis ou perturbadores, capazes de causar incômodos, enfermidades físicas e/ou psicológicas, e que por isso podem impactar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.
O atendimento a essa resolução garante que os níveis de ruído fixados pela legislação vigente estão sendo observados, evitando assim uma possível penalização pela fiscalização.
Assessora as empresas de forma sistemática desenvolvendo um plano de gestão alinhado aos requisitos legais de saúde e segurança do trabalho, referentes às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Com esse diagnóstico a empresa fica sabendo todos os itens que estão em pendência para atendimento à legislação.
A gestão dos requisitos legais é um item essencial para garantir a competividade entre as empresas, não só na prevenção de condições insalubres e perigosas, como também na prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Esses problemas são considerados sinais claros de falhas na gestão e do desperdício de recursos.
Os laudos técnicos são elaborados a partir do levantamento dos riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho. Os agentes ambientais de risco são identificados, avaliados de forma qualitativa e mensurados para comparação com os limites de tolerância estabelecidos na legislação.
• LTCAT: neste laudo são apresentadas as conclusões sobre a exposição em relação aos limites estabelecidos pela legislação previdenciária. Nesta legislação estão determinadas as condições para caracterização da aposentadoria especial, além da apresentação dos códigos GFIP para o recolhimento junto à previdência.
• Laudo de Insalubridade: neste laudo são apresentadas as conclusões sobre a exposição em relação aos limites estabelecidos pela legislação trabalhista. Nesta legislação estão determinadas as condições para caracterização das condições insalubres, além da apresentação dos percentuais para o pagamento do adicional aos trabalhadores expostos.
• Laudo de Periculosidade: neste laudo são apresentadas as conclusões sobre a caracterização das condições perigosas, de acordo com a legislação trabalhista além do percentual para o pagamento do adicional aos trabalhadores expostos.
Manter os laudos atualizados previne possíveis ações judiciais decorrentes do não cumprimento da legislação e do não pagamento dos adicionais, evitando custos econômicos relacionados a processos jurídicos cíveis, trabalhistas e previdenciários. Com base na caracterização das condições de trabalho apresentada pelos laudos, é possível elaborar estudos de adequações dos processos de trabalho que garantam uma menor exposição e, consequentemente, um menor custo oriundo do pagamento dos adicionais.
Assessoria que visa proporcionar mais segurança aos operadores de máquinas e equipamentos, por meio da utilização de dispositivos de proteção que impedem o trabalhador de ter acesso a perigos que possam existir nas máquinas com as quais trabalham. As informações coletadas são o ponto de partida para a elaboração do plano, que identifica, analisa e prioriza os riscos de cada máquina, possibilitando um cronograma de ações com etapas, tarefas, responsáveis e prazos.
O atendimento à NR 12 previne possíveis paralizações e interdições das máquinas por ação fiscalizatória, bem como possíveis ações judiciais decorrentes de acidentes de trabalho, evitando custos econômicos relacionados a processos jurídicos cíveis, trabalhistas e previdenciários.
Previne o desencadeamento e ou agravamento da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, assegurando a conservação da saúde auditiva dos funcionários da empresa. Objetivos específicos: mapear locais com elevados níveis de pressão sonora, identificar empregados com problemas na audição, diagnosticar precocemente casos de perda auditiva, adequar as empresas às exigências legais, reduzir custos com adicional de insalubridade e reduzir processos com reclamações trabalhistas.
conservação auditiva nas empresas valoriza o trabalhador e promove a elevação da autoestima do funcionário, fazendo com que ele trabalhe mais satisfeito e sinta-se seguro no âmbito ocupacional, o que afeta diretamente a produtividade da indústria.
Proporciona o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores. Trata-se de um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas pelo empregador para adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória. Ele identifica contaminantes que possam estar presentes no ambiente de trabalho, avalia candidatos ao uso de respiradores, quantifica substancias (gases e vapores, aerodispersóides), seleciona respiradores, treina os envolvidos no programa, realiza testes de vedação dos respiradores e avalia a eficiência e a eficácia do programa.
A implantação e manutenção desse programa promove a melhoria do bem-estar dos trabalhadores, diminuindo a taxa de absenteísmo e, assim, contribui para o aumento da produtividade. Além disso, aumenta o nível de conformidade com as regulamentações e legislações, reduzindo os custos com ações trabalhistas devido a problemas respiratórios.
Visa preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores por meio das fases de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos agentes ambientais de risco existentes no ambiente de trabalho. A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todas as empresas com funcionários regidos pela CLT.
Garantir um ambiente de trabalho seguro é fundamental para a saúde física e mental do trabalhador e influencia diretamente na produtividade da indústria, reduzindo acidentes e afastamentos. Além disso, previne possíveis ações judiciais decorrentes do aparecimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, evitando custos econômicos relacionados a processos jurídicos cíveis, trabalhistas e previdenciários.
A Firjan SENAI oferece, para pequenas, médias e grandes empresas, um portfólio de serviços que contribuem diretamente para o desenvolvimento contínuo da indústria do estado do Rio. Com uma estrutura tecnológica e inovadora, além de profissionais extremamente qualificados, esses serviços têm o objetivo de desenvolver a produtividade, promover a competitividade e ainda avaliar diversas questões acerca de demandas legais existentes em alguns setores da indústria fluminense.
Serviços de ensaios laboratoriais voltados para a detecção e quantificação de parâmetros físico-químicos (inorgânicos e orgânicos) e microbiológicos em água utilizada em processos industriais.
Esse tipo de análise permite reavaliar processos produtivos com o objetivo de aumentar a produtividade.
Equipamentos estão sujeitos a falhas durante seu processo de fabricação ou em sua vida útil. As consultorias de análise de falhas são processos de investigação técnica que, na maioria das vezes, envolvem ensaios mecânicos, metalográficos, não destrutivos e químicos. O objetivo é identificar as causas das falhas e propor ações no sentido de evitar novos problemas ou deterioração em equipamentos.
Com esse procedimento, espera-se diminuir a probabilidade de falhas potenciais em projetos de produtos ou processos (novos ou em operação), assim como aumentar a confiabilidade e diminuir a ocorrência de erros.
Todo processo de fabricação está sujeito a gerar peças defeituosas, que prejudicam seu uso seguro. A soldagem é parte fundamental desse processo e exige a otimização de parâmetros para que a solda final tenha a integridade necessária. Por isso, os métodos de inspeção de juntas soldadas têm evoluído para tecnologias que permitem maior confiabilidade (precisão do laudo), principalmente os métodos que envolvem registros digitais da inspeção e que são executados de forma automática. As consultorias focam na análise da aplicabilidade de novos métodos na inspeção de equipamentos soldados, assim como na avaliação da confiabilidade de ensaios convencionais.
As análises visam, portanto, minimizar a ocorrência de problemas na inspeção, garantir boas práticas e evitar o retrabalho, bem como otimizar a agenda de inspeção considerando os requisitos do cliente. Dessa forma, torna-se possível aumentar a produtividade da empresa.
A assessoria ambiental abrange serviços de diagnósticos ambientais, licenciamento ambiental, qualificação de fornecedores, análise de projetos ambientais e avaliação de aspectos e impactos ambientais.
A assessoria se dá por meio de visitas pré-agendadas à empresa e da elaboração de relatórios, procedimentos que geram melhoria de processo e aumentam a produtividade.
Serviços de avaliação física ou química para determinar teores de parâmetros orgânicos e inorgânicos presentes em amostras de óleos (petróleos, diesel, querosene) e borras oleosas (resíduos sólidos e semissólidos com características oleosas), tais como infravermelho, teor de metais e ponto de fulgor.
Esse tipo de análise permite determinar os teores de metais e avaliar o ponto de fulgor de cada amostra de óleos e borras oleosas com o objetivo de monitorar o processo produtivo da empresa.
Avaliação e diagnóstico de todo o processo produtivo. Trata-se de um programa lançado nacionalmente e que tem custo reduzido de implantação, tendo como resultado esperado um ganho de 20% na produtividade.
Esse aumento da produtividade pode ser alcançado mediante a identificação de barreiras na área fabril e o acompanhamento da melhoria de processos de fabricação.
Assessoria técnica às empresas para a implantação NBR ISO 14001 (SGA - Sistema de Gestão Ambiental). Prevê a participação de consultores para: análise do sistema (estrutura organizacional, documentação, registros e entrevistas), assessoria (orientação sobre elaboração e melhoria da documentação) e treinamento (capacitação para a compreensão dos requisitos aplicáveis).
Consultoria em realidade aumentada e virtual para estabelecer estratégias de comunicação corporativa nas empresas, otimizando o diálogo com mercado, clientes e alunos. Também contribui para o posicionamento de produtos e serviços frente ao mercado competitivo. Inclui planejamento, desenvolvimento, implantação e avaliação de resultados, com uso de design gráfico, animação 2D e 3D, simulação e muito mais. É um apoio a empresas na definição de possíveis simuladores a serem desenvolvidos ou da implantação de realidade virtual ou aumentada no processo fabril.
O aumento da produtividade pode ser alcançado mediante a identificação de barreiras na área fabril, promovendo eficiência e redução de custos.
Avaliação e diagnóstico de todo o processo produtivo, como preparação da massa, layout de instalações e equipamentos, controle da qualidade do produto final e matéria-prima, adequação do layout para laboratórios cerâmicos, implantação do sistema de gestão da qualidade e procedimentos técnicos conforme NBR ISO/IEC 17025:2005.
A consultoria permite o aperfeiçoamento dos processos e da produção, promovendo eficiência, redução de custos e elevação da capacidade produtiva.
Soluções personalizadas para atendimento das necessidades de empresas de vários segmentos, como melhoria de processos industriais, aperfeiçoamento de produtos, substituição de materiais inadequados ao meio ambiente, assessoria para especificação de máquinas ou equipamentos, adequação para certificação de processos/produtos e estudos de layout.
Além de gerar aumento da produtividade, qualidade e segurança de produtos e processos, essa parceria entre o SENAI Rio e as empresas ainda pode gerar patentes ou modelos de utilidade.
Desenvolvimento de plataforma interativa, motorizada por engines programáveis por linguagem de computador, física, inteligência artificial e interação usuário x máquina x plataforma. Com inserção de variáveis, podendo ser games em 2D ou 3D programados ou com render em tempo real. Dentre as etapas do processo estão pesquisa de arte, diagrama de desenvolvimento, roteiro, storyboard, texturização de objetos e cenários, animação e versão Beta para avaliação.
Projetar máquinas ou equipamentos que darão suporte estrutural mecânico a simuladores virtuais contribuem para o aumento da produtividade das empresas.
Utiliza realidade aumentada, uma tecnologia que mistura o mundo virtual ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como as tarefas são executadas, inclusive aquelas realizadas por máquinas. Aplicável a celulares, tablets, PCs, notebooks, televisores, óculos imersivos e outros.
Essa tecnologia é aliada da produtividade, pois o desenvolvimento de simuladores virtuais, ambientes imersivos e soluções interativas contribui para a capacitação técnica e operacional, a análise de processos e a visualização dinâmica de modelos matemáticos e de representações para objetos reais.
Consiste em avaliar processos produtivos ou equipamentos e emitir um parecer técnico acerca da situação encontrada. O objetivo é indicar potenciais melhorias tecnológicas para a obtenção de ganhos de desempenho, qualidade e confiabilidade no processo, possibilitando aumentar a competitividade da empresa. Dentre os tópicos abordados estão inovação tecnológica, orientação para a tomada de decisões, legislação vigente e análise de conformidade à NR-10 e à NR-12.
A elaboração de relatório com identificação de gargalos produtivos e possibilidades de melhoria em processos ou máquinas é uma forma de estimular o aumento da produtividade da empresa.
EPrograma de economia de energia em todas as suas fontes (elétrica, gás, carvão, óleo, etc.) e formas (energia térmica, motriz e iluminação), que será iniciado a partir de um diagnóstico energético. Visa evidenciar, mediante avaliação crítica das instalações elétricas, informações imediatas e valiosas sobre áreas, equipamentos e postura de pessoas relacionadas à utilização de energia. As oportunidades selecionadas na avaliação são detalhadas como “Estudos de Caso”, que passarão por novas medições e avaliações, especialmente a econômica associada às questões técnicas e ambientais (Estudo Técnico de Viabilidade Econômica e Ambiental - ETVEA).
Ao aumentar a eficiência do processo, o Diagnóstico reduz custos e torna a empresa mais produtiva.
Verificação e avaliação das condições físicas do estabelecimento, observação do processo produtivo, avaliação da disposição dos equipamentos e estudo do fluxo de pessoas e produtos. Após este levantamento de dados, é elaborado o projeto de adequação do layout (reposicionamento de equipamento, mudança no fluxo de pessoas e produtos, alteração estrutural da planta, entre outros) para que o mesmo atenda aos requisitos de qualidade e segurança de alimentos.
Esse estudo contribui para tornar as empresas mais produtivas ao reduzir tempos e movimentos, custos e alocação de recursos.
Produção Mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos com o objetivo de aumentar a eficiência no uso das matérias-primas, água e energia. Isso é feito por meio da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em todos os setores produtivos. E perpassa todos os níveis da organização, como na compra de matérias-primas, na engenharia do produto, no design e no pós-venda, relacionando as questões ambientais aos ganhos econômicos para a empresa.
Ao implementar a Produção Mais Limpa é possível melhorar instalações e processos mediante o uso de novas tecnologias ou procedimentos que aumentam a eficiência e reduzem os custos operacionais e o impacto ao meio ambiente.
Modelo de negócios de pagamento de produtos químicos que tem como base a performance do produto. Sua moeda de troca é em função do serviço ou benefício gerado pela substância química, aumentando a responsabilidade do fabricante pelo ciclo de vida do uso dos químicos. Visa aumentar a cooperação entre fabricantes e usuários de produtos químicos a fim de melhorar a sustentabilidade no uso desses produtos. É baseado no conceito de prevenção da poluição, no uso eficiente de recursos e na produção mais limpa, porque oferece soluções práticas para que a indústria seja mais eficiente, bem como reduza o consumo desnecessário de substâncias químicas e consequentemente reduza a exposição química dos trabalhadores e do meio ambiente, estando em linha com a ideia de Química Verde.
Com esse novo modelo de negócio, a consultoria objetiva a redução de custo e o desperdício. trazendo eficiência a um processo comercial entre fornecedor e comprador.
Consultoria que consiste diagnosticar as condições iniciais, estudar melhorias tecnológicas e legais (obrigatórias), levantar necessidades (equipamentos, materiais, modificações de layout e processo produtivo), planejar ações, treinar equipes, padronizar procedimentos, avaliar resultados e elaborar relatórios.
Esse diagnóstico profundo contribui para a produtividade das empresas ao reduzir tempos, movimentos, alocação de recursos e custos.
Engloba tanto o desenvolvimento e a elaboração do projeto executivo, quanto a integração e a implantação completa da solução. O projeto executivo consiste no desenvolvimento de uma solução em automação para melhorar um processo de produção, podendo estar relacionado à construção de uma nova máquina, por exemplo. As etapas do projeto vão desde o desenvolvimento até a entrega da máquina ou do processo em condições de produção. Ao término do projeto toda a documentação desenvolvida é entregue.
O desenvolvimento do projeto de automação e sua implantação no equipamento ou máquina visa aumentar a produção e a segurança operacional, beneficiando a produtividade.
Análise, feita pelo CTS Solda, sobre o potencial associado à implantação de novas tecnologias. É um trabalho prévio, feito antes da realização de investimentos significativos, que visa melhorar as capacidades de produção e a regularidade do sistema na fase de operação.
A otimização de processos gera melhora na eficiência da união dos produtos e na redução do desperdício de consumíveis e substratos, facilitando a etapa de usinagem pós-soldagem antes da implementação da etapa produtiva na fábrica.
Modelagem volumétrica virtual em 3D: apresentação visual do processo de digtalização 3D, com possibilidade de ajustes e montagem funcional de duas ou mais peças, levando-se em conta o conceito do conjunto.
A prototipagem de processo favorece o aumento da produtividade porque inclui projeto, avaliação de viabilidade e consultoria na implantação de novas metodologias de fabricação em uma linha completa de processos.
A seleção dos materiais é uma etapa crítica no projeto de estruturas e componentes de engenharia. Por isso, durante a elaboração de projetos é de extrema importância especificar os esforços que serão impostos pelas condições de trabalho. A seleção de materiais envolve decisões que visam atender às necessidades do projeto em questão, de acordo com as propriedades de cada material, com o intuito de maximizar o seu desempenho. O procedimento também pode ser utilizado para melhorar projetos em funcionamento.
Ao garantir um maior tempo de vida útil ao produto ou identificar uma melhor funcionalidade para ele, a seleção e caracterização de materiais acaba contribuindo para a elevação da produtividade da empresa.
As juntas soldadas geralmente são projetadas para suportar esforços mecânicos inerentes à função do equipamento em questão. Por isso, muitas ferramentas são usadas para inspecioná-las a fim de atestar sua integridade, sendo que novas tecnologias de inspeção têm sido desenvolvidas para aumentar a confiabilidade do laudo final.
Tudo isso contribui para a produtividade das empresas, pois aumenta a confiabilidade dos procedimentos de inspeção, reduz o retrabalho e a perda de matéria-prima e garante maior integridade ao produto final.
Existem diversos tipos de união de materiais, dentre eles destaca-se a soldagem. É importante utilizar métodos adequados para que não haja perda de qualidade do produto desejado devido a efeitos mecânicos (como fratura e fadiga) ou ambientais (como corrosão, erosão e fluência), sendo necessários cuidados especiais para diferentes materiais.
Utilizar esse serviço traz aumento de produtividade devido à redução de paradas de produção inesperadas de equipamentos devido à qualidade e performance das juntas produzidas. Além disso, reduz custos referentes a reparos e substituições de componentes.
4002 0231 (Custo de ligação local)
Seg. a sex. das 9h às 18h
Entre em contato conosco que iremos avaliar os produtos e serviços mais adequados ao seu negócio.
Formulário Chat