Estar em dia com as exigências da legislação é fundamental para a saúde financeira da sua empresa, além de evitar multas, despesas extraordinárias e o afastamento dos seus profissionais. Por isso, a Firjan SENAI SESI oferece a Empresa em Dia, que identifica necessidades e pontos de atenção em sua empresa para oferecer soluções integradas e sob medida.
Seja qual for o porte da sua empresa, conte com nossos institutos de tecnologia, infraestrutura de ponta e corpo técnico altamente qualificado para sua empresa ficar em dia com a lei, a saúde dos seus funcionários e dentro do orçamento.
Entre em contato e conheça as vantagens que oferecemos para melhorar o ambiente de negócios da sua empresa.
Essa categoria diz respeito às transformações que ocorrem por meio de agentes biológicos, como células e enzimas, e traz em si soluções sustentáveis para a indústria em campos como saúde, agricultura, energia, meio ambiente, produtos e serviços. Nossa área de Bioprocessos apoia a inovação, transfere e aplica soluções tecnológicas inovadoras, aumentando o valor agregado da produção industrial, o nível de capacitação dos recursos humanos das indústrias biotecnológicas e o acesso dessas indústrias às tecnologias emergentes e avançadas. Veja o que oferecemos para que sua empresa esteja de acordo com a legislação:
Exame sistemático, documentado e independente dos processos da empresa, com o objetivo de verificar a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF), do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) ou do Programa 5S, em uma indústria de alimentos ou correlatas (insumos e embalagens). A ferramenta também verifica se as ações estabelecidas estão em conformidade com os objetivos e se foram implementadas com eficácia, de acordo com o que foi planejado.
O diagnóstico de Boas Práticas de Fabricação (BPF) é um serviço que orienta as equipes técnica e gerencial da empresa sobre os padrões legais exigidos pelos organismos de controle sanitário, sua aplicação e a elaboração do Manual de BPF e dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs).
A implantação do Programa 5S está centrada na melhoria e na organização do ambiente de trabalho, promovendo o aumento da eficácia dos processos. Já a implantação das Boas Práticas de Fabricação e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, em uma indústria de alimentos, fundamenta-se na análise de produto x processo e sua adequação tecnológica, visando à produção de alimentos seguros.
A implantação da norma NBR ISO 22000 é voluntária, mas é fator de competitividade, principalmente para empresas que atuam com exportação de alimentos e ingredientes. Isso implica a implantação dos requisitos da Norma, como Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, Rastreabilidade e Sistematização da função Qualidade.
O Laboratório de Calibração Volumétrica foi montado para atender as demandas internas dos laboratórios do IST Ambiental (RJ), elevando a confiabilidade metrológica prestada. O laboratório também presta serviços de calibração aos clientes que necessitam ter seus instrumentos volumétricos certificados com os padrões estabelecidos pela Rede Brasileira de Calibração, conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 sob o CRL 0394.
Além de focar nas demandas legais para essas grandes áreas, exigidas de quase todas as empresas, a Firjan também disponibiliza uma série de cursos para ajudar a cumprir as diversas exigências cobradas pela legislação brasileira em eletricidade, logística, segurança do trabalho e outros.
Curso de aperfeiçoamento para profissionais que já atuam na área de eletricidade. Capacita o aluno a reconhecer, avaliar, prevenir e controlar os riscos profissionais decorrentes do exercício da profissão. Ensina, também, a combater princípios de incêndio e prestar primeiros socorros em casos de acidentes.
Curso de aperfeiçoamento que capacita profissionais para atuar na área de eletricidade. Estabelece requisitos e condições mínimas para medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos profissionais que trabalham com eletricidade. As normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes são observadas e, em sua ausência ou omissão, as normas internacionais cabíveis são consideradas.
Curso de aperfeiçoamento que capacita profissionais para atuar na área de eletricidade. Estabelece requisitos e condições mínimas para medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos profissionais que trabalham com eletricidade. As normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes são observadas e, em sua ausência ou omissão, as normas internacionais cabíveis são consideradas.
Curso de aperfeiçoamento que capacita os profissionais para atuar na correta forma de condução de equipamentos, priorizando os aspectos de segurança e controle na operação.
Curso de aperfeiçoamento que capacita os profissionais para atuar na operação de caminhão guindauto (munck), visando à habilitação para operar o equipamento, de acordo com as normas de qualidade, segurança, meio ambiente e normas regulamentadoras.
Curso de aperfeiçoamento que capacita os profissionais para atuar na área de manuseio e movimentação de cargas com empilhadeira elétrica, a gás, combustão e rebocador elétrico, mais especificamente no segmento de logística.
Curso de aperfeiçoamento que capacita os profissionais que já atuam como motorista profissional para atuar no setor de movimentação de cargas. O curso aborda conhecimentos sobre a forma correta de operar empilhadeiras, dentro das normas de segurança exigidas para esse tipo de equipamento, técnicas de direção do equipamento (virar à esquerda, à diretita e dar marcha a ré), carregamento e elevação de carga, entre outras práticas.
Curso de aperfeiçoamento que capacita os profissionais que já trabalham no ramo da operação de pontes rolantes e afins a operar e inspecionar guindastes. O curso aborda conhecimentos sobre lanças e seus alcances, sinalização e segurança na operação, linha direcional e limites de capacidade, além de ensinar a ler e interpretar as tabelas de capacidade de levantamento do guindaste.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar na operação com segurança de Mini Pá Carregadeira (Bob Cat), visando à habilitação para o equipamento de acordo com as normas de qualidade, segurança e ambientais.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar com operação de pontes rolantes, dentro do mercado de movimentação de cargas. O curso aborda conhecimentos sobre os tipos e limites de capacidade do equipamento, o sistema de freios e as técnicas de operação com segurança.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que já atuam no ramo de operação de guindastes e afins para trabalhar no segmento de movimentação de cargas. O curso aborda conhecimentos sobre a correta sinalização para a operação de guindastes, obedecendo as normas de segurança em vigor para esse tipo de trabalho.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar na área de Riggers. O objetivo é transmitir as principais técnicas na operação de equipamentos para içamento e movimentação de cargas, como: amarração de cargas; informações sobre cabos de aço, cintas sintéticas e outros acessórios de içamento; procedimentos para içamento e movimentação de cargas; além das normas de segurança e sinalização.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar de forma segura nos trabalhos em andaimes e plataformas de trabalho na Indústria da Construção.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que atuam em condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção e reparação naval, de modo que as citadas atividades venham a ser desenvolvidas dentro das normas de segurança vigentes, atendendo ao MTE e à legislação em vigor.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que executam tarefas a partir de 2 metros de altura do nível inferior onde haja risco de queda, atualizando-os nas técnicas, no manuseio e no uso dos equipamentos de segurança para trabalhos em altura.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para assessorar, planejar, programar, implementar, avaliar e liberar as ações técnicas para minimizar e controlar os riscos em ambientes confinados.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que trabalham em espaços confinados, reconhecendo, avaliando e controlando os riscos existentes nos ambientes de trabalho, como também adotando medidas preventivas a fim de garantir, permanentemente, a segurança e saúde pessoal e coletiva.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que executam atividades em condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção e reparação naval de modo que as citadas atividades venham a ser desenvolvidas dentro das normas de segurança vigentes, atendendo ao MTE e à legislação em vigor.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que executam tarefas a partir de 2 metros de altura do nível inferior onde haja risco de queda, capacitando-os nas técnicas, no manuseio e no uso dos equipamentos de segurança para trabalhos em altura.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que atuarão como observadores durante os trabalhos a quente nos ambientes da indústria da construção e reparação naval em embarcações e estruturas, tais como: navios, rebocadores, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes, dentre outras.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar como voluntário em brigadas contra incêndios montadas em empresas, com domínio de técnicas de prevenção, abandono de áreas e combate a incêndios, primeiros socorros às vítimas, análise do estado de choque das vítimas (hemorragias, fraturas, ferimentos, queimaduras e emergências clínicas) e correto transporte das vítimas.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar de forma segura nas atividades em escavações, fundações e desmonte de rochas.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar nos requisitos mínimos/básicos para prevenção e combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que laboram em instalações classe II, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que laboram em instalações classe I, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar com Inflamáveis e Combustíveis e que necessitam de capacitação do Curso Intermediário para o Avançado I.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que laboram em instalações classe I, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências.
Curso de aperfeiçoamento voltado especificamente para os profissionais de Segurança e Saúde no trabalho que laboram em instalações classes II e III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento.
Curso avançado de segurança para os profissionais que laboram em instalações classe II, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências.
Curso avançado de segurança para os profissionais que laboram em instalações classe II, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências.
Curso avançado de segurança para os profissionais que laboram em instalações classe III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências.
Curso de atualização em segurança para os profissionais que laboram em instalações classe III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências.
Curso básico de segurança para os profissionais que laboram em instalações classes I, II ou III e que adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades específicas, pontuais e de curta duração.
Curso básico de atualização em segurança para os profissionais que laboram em instalações classes I, II ou III e que adentram na área ou no local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades específicas, pontuais e de curta duração.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais do Curso Básico para o Intermediário.
Curso de iniciação profissional destinado a profissionais que laboram em instalações classes I, II e III e que não adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Estes profissionais devem receber informações sobre os perigos, riscos e sobre procedimentos para situações de emergências.
Curso de iniciação profissional destinado aos empregados que laboram em instalações classes I, II ou III e adentram na área ou no local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, mas não mantêm contato direto com o processo ou processamento.
Curso de aperfeiçoamento intermediário de segurança para profissionais que laboram em instalações classe I, II, III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de manutenção e inspeção.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar de forma segura nas atividades que exijam trabalhos em altura na Indústria da Construção.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para que possam atuar de forma segura na montagem e desmontagem de andaimes nos ambientes da indústria de construção e reparação naval.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar em diversas atividades econômicas. O conteúdo aborda as noções básicas relacionadas às normas de segurança do trabalho, de equipamentos de proteção individual e de manutenção da saúde, além de noções de higiene e informações gerais sobre CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais na preparação de futuros membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA para prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, buscando tornar o trabalho compatível com a preservação da integridade física e a saúde do trabalhador.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais na prevenção e combate a incêndio, explicando as principais causas desse tipo de ocorrência, técnicas de extinção do fogo e de manejo, fazer manutenção de extintores, em aulas teóricas e práticas, além de saber identificar os principais focos de incêndio e adotar os procedimentos fundamentais.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para prestar os primeiros socorros a vítimas de acidentes, por meio de conhecimentos teóricos e práticos. O aluno vai aprender a interpretar os sinais vitais e adotar técnicas de reanimação cardiorrespiratória, estancamento de hemorragia e transporte de feridos.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais na elaboração técnica de um Programa de Conservação Auditiva - PCA.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais da área de Segurança e Medicina do Trabalho na elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais na elaboração técnica de um Programa de Proteção Respiratória - PPR.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar na prevenção e medidas de controle dos riscos ambientais presentes nos ambientes das indústrias da construção civil.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar em Resgate em Altura, que trata de procedimentos/técnicas específicas em segurança do trabalho.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar no resgate em espaço confinado, que trata de procedimentos/técnicas específicas em segurança do trabalho.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar de forma segura nas atividades de Carpintaria na Indústria da Construção.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar de forma segura nas práticas de demolição na Indústria da Construção.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para assessorar, planejar, programar, implementar, avaliar e liberar as ações técnicas para minimizar e controlar os riscos em ambientes confinados.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais que trabalham em espaços confinados, reconhecendo, avaliando e controlando os riscos existentes nos ambientes de trabalho, como também adotando medidas preventivas a fim de garantir segurança e saúde pessoal e coletiva.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar de forma segura nas atividades de soldagem e corte a quente na Indústria da Construção.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os operadores de caldeiras atuantes nas indústrias.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para trabalhar com segurança nas operações com empilhadeiras: transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de cargas.
Curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo capacitar os profissionais para atuar nas unidades de processo das indústrias.
A indústria fluminense precisa cumprir uma série de obrigações ambientais todos os anos, que vão desde prazos para solicitação de renovação de licenças até a entrega de relatórios e formulários demandados pelos órgãos ambientais. Diversos instrumentos legais tratam de aspectos ambientais e determinam um prazo de atendimento pelo empreendedor. Muitas empresas optam por planejar uma rotina anual para o cumprimento das obrigações ambientais, o que, de fato, traz bons resultados e evita a perda de prazos, que pode gerar sanções e multas. Nós fornecemos um calendário de obrigações ambientais comuns à maior parte dos setores industriais, além de contar com uma área totalmente dedicada ao tema. Confira os produtos e serviços disponíveis para sua empresa ficar sempre dentro da lei:
Serviço de interpretação de laudos analíticos qualitativos e quantitativos de efluentes, água superficial, água potável e resíduos baseada na legislação, em resoluções do CONAMA e em literatura técnico-científica. Inclui: interpretação de resultados de análises de parâmetros orgânicos, inorgânicos, limnológicos, biológicos e de ecotoxicidade, dependendo dos critérios específicos para cada cliente.
A auditoria caracteriza-se pela avaliação das condições existentes e indicação de oportunidades de melhorias, sendo estas implementadas na empresa por meio de plano de ação. A assessoria se dará por meio de visitas pré-agendadas à empresa e elaboração de relatório, conforme solicita a Diretriz 56 do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
É um diagnóstico inicial, realizado mediante coleta de dados existentes (estudo histórico e estudo sobre o meio físico) e inspeção de reconhecimento da área. A partir da classificação das áreas, são sinalizados possíveis pontos de contaminação em solo e água subterrânea. As demais etapas do gerenciamento são baseadas nesse levantamento, que pode ou não indicar uma investigação confirmatória.
Executa o plantio de essências nativas para reposição florestal ou compensação vegetal, em atendimento às exigências do INEA ou IBAMA, abrangendo aquisição de mudas de essências nativas, plantio de espécies arbóreas e herbáceas nativas, identificação das áreas a serem recompostas e plantio, além de técnicas de manejo para a conservação das mudas. O Projeto Cultivar é uma iniciativa do Sistema FIRJAN para a recuperação da cobertura vegetal do Rio de Janeiro.
A execução dos Programas Básicos Ambientais (PBA´s) está prevista no âmbito do licenciamento ambiental de instalação. Esses programas são executados de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados pelo órgão ambiental, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes de licença.
Assessoria técnica às empresas para a implantação NBR ISO 14001 (SGA - Sistema de Gestão Ambiental). Prevê a participação de consultores para: análise do sistema (estrutura organizacional, documentação, registros e entrevistas), assessoria (orientação sobre elaboração e melhoria da documentação) e treinamento (capacitação para a compreensão dos requisitos aplicáveis).
Assessoria técnica às empresas para a implantação NBR ISO 14001 (SGA - Sistema de Gestão Ambiental). Prevê a participação de consultores para: análise do sistema (estrutura organizacional, documentação, registros e entrevistas), assessoria (orientação sobre elaboração e melhoria da documentação) e treinamento (capacitação para a compreensão dos requisitos aplicáveis).
O Inventário de Emissões é a principal ferramenta para a quantificação dos Gases de Efeito Estufa e pode ser utilizada para outros fins tais como:
• Facilitar o desenvolvimento e a implementação de estratégias e planos de redução de emissões atmosféricas, identificando e gerenciando riscos e oportunidades;
• Facilitar o desenvolvimento e implementação de projetos de emissões atmosféricas;
• Facilitar o acompanhamento do desempenho e do progresso na redução de emissões;
• Possibilitar a futura inclusão no Mercado Brasileiro de Redução de Emissões com a compra e venda de permissões ou créditos de emissões atmosféricas;
Pode ser realizado por dois métodos: Bayler ou Baixa vazão (Low Flow). O método definido depende da exigência do órgão ambiental, do cliente ou do contaminante. Algumas premissas: após os serviços de investigação geoambiental, a área deve permanecer sob contínuo monitoramento, em conformidade com o órgão ambiental. Quando a área se encontra em processo de remediação, deve ser monitorada periodicamente.
Visa quantificar os efluentes gasosos emitidos por processos industriais que contribuem para a poluição atmosférica, a partir da coleta desses gases nos dutos e fontes estacionárias das fábricas. As medições e as análises executadas obedecem aos métodos estabelecidos pela FEEMA (MF), atual INEA, CETESB e Environmental Protection Agency (EPA).
Deve ser requerida nos casos em que o volume de captação superficial for superior a 0,4 litro por segundo ou as extrações de água subterrânea forem superior a 5.000 litros por dia. Nos demais casos, deve ser solicitada a Certidão de Uso Insignificante do Recurso Hídrico. A gestão do processo inclui análise dos documentos exigidos pelo órgão e serviços técnicos específicos para adequação das condições legais do poço, ponto de captação ou lançamento.
Visa quantificar e qualificar os gases emitidos por processos industriais (ou outra fontes fixas ou móveis) que contribuem para a poluição atmosférica, avaliando possíveis interferências no ecossistema devido à operação das empresas. O relatório contém especificações por GPS dos pontos de coleta, metodologias de referência, variação da concentração de particulados atmosféricos, dados meteorológicos e considerações sobre a emissão gerada pelas empresas.
Visa determinar quantitativamente a amplitude sonora emitida por qualquer tipo de atividade industrial que gere desconforto à comunidade no entorno da indústria. O relatório contém a localização e quantidade de pontos a serem amostrados, especificação dos equipamentos utilizados, comparação dos resultados encontrados com os padrões estabelecidos e considerações sobre o impacto causado pela pressão sonora gerada pela atividade industrial ao entorno.
Essa etapa seguinte à Avaliação Preliminar tem como objetivo confirmar se no solo ou água subterrânea há existência ou não de substâncias de origem antrópica em concentrações acima dos valores de investigação. As áreas suspeitas de contaminação são investigadas por meio de sondagens e poços de monitoramento, estudos hidrogeológicos, coleta de amostras para análises químicas, entre outros serviços.
Objetiva consolidar as informações coletadas na Investigação Confirmatória por meio da interpretação da dinâmica da contaminação dos meios afetados, bem como da identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso. Para tanto, novos pontos de monitoramento são alocados para determinar as dimensões das áreas ou volumes afetados.
A responsabilidade social corporativa é um modelo de gestão que estimula a empresa a adotar uma postura ética e transparente com os seus públicos de interesse, com uma visão de gerenciamento de riscos, contribuindo para a sustentabilidade do negócio. A implementação desta gestão é uma decisão voluntária, porém existem questões legais no mundo empresarial (diretamente relacionadas às temáticas de responsabilidade social) que impactam os negócios das empresas, como a lei de cotas para pessoa com deficiência, contrapartidas sociais a financiamentos e licença ambiental e de operação. Veja o que temos a oferecer para sua empresa:
Alinha a atuação social ao negócio da empresa e contempla cinco etapas: diagnóstico das políticas e práticas de responsabilidade social da empresa, mapeamento socioeconômico da comunidade, levantamento de informações sobre a atuação social das principais empresas do mesmo setor ou região, recomendação estratégica do investimento social privado e desenvolvimento de um projeto social piloto.
Assessoria técnica para desenvolvimento, implementação, monitoramento, avaliação e prestação de contas de projetos sociais nas áreas de capacitação profissional, geração de renda, cultura e esporte. Também assessora as empresas na utilização de incentivo fiscal via leis de esporte e cultura nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Contempla assessoria técnica à equipe de recursos humanos da empresa para a realização do processo de recrutamento e seleção desses profissionais, palestras de sensibilização sobre inclusão para gestores e colaboradores, capacitação profissional a ser definida pela empresa e acompanhamento psicossocial ao longo do projeto, com foco no desenvolvimento humano.
A área de saúde ocupacional desenvolve programas com o objetivo de promoção e preservação da saúde do trabalhador, fator-chave para o sucesso de uma empresa. Contribui para o aumento da produtividade e o fortalecimento da imagem da empresa, a redução do presenteísmo e do absenteísmo, bem como para a prevenção e o controle de doenças ocupacionais. Conheça os programas de saúde ocupacional que disponibilizamos às empresas por meio de atendimentos e consultorias.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional estabelece a obrigatoriedade (por meio da Norma Regulamentadora número 7, 1996) da elaboração e implementação, por parte das empresas, de ações de promoção e preservação da saúde dos trabalhadores. Entre elas estão a realização de exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. O Programa ainda tem o objetivo de identificar, precocemente, desvios com potencial de comprometer a saúde do empregado.
Programa de Saúde Ocupacional customizado para empresas que possuem Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) próprio e que desejam terceirizar seus exames ocupacionais e complementares. Contribui para que o médico coordenador do PCMSO da empresa tenha acesso às informações de saúde dos trabalhadores a fim de atuar na promoção e prevenção da saúde.
Trata-se de uma versão customizada para empresas que necessitem somente desses produtos.
O ambiente no qual o trabalhador de uma empresa atua está inteiramente ligado à execução de suas funções. Se ele trabalha em um ambiente seguro e saudável, com condições adequadas, sua produtividade aumenta e, com ela, os resultados do negócio. Por isso, a promoção da saúde e a prevenção de doenças e acidentes são fatores-chave para o sucesso de uma empresa. A Firjan SESI mantém uma equipe multidisciplinar e equipamentos de última geração aptos a identificar riscos (físicos, biológicos e químicos) dentro das empresas. Já a Firjan SENAI oferece a Escola Móvel Espaço Confinado para trabalhar o tema Segurança do Trabalho. Saiba mais sobre o que a área de segurança do trabalho oferece:
Estudo sobre situações consideradas críticas, conforme a norma regulamentadora do trabalho número 17 (NR-17), que foca em uma ou mais demandas (problemas) de estudo. A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) tem como objetivo rastrear, observar, avaliar e analisar o profissional em seu posto de trabalho para identificar a ligação entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, as interfaces, os sistemas e a organização do trabalho.
No levantamento dos riscos ergonômicos, o ergonomista analisa de forma macro todos os setores: os postos de trabalho são mapeados para definir a demanda que será analisada na 2ª etapa, que então faz uma avaliação assistemática dos diversos postos e a categorização dos mesmos, de acordo com o grau de risco ergonômico. Ao final, a empresa receberá um relatório indicando quais são os setores e as funções que mais requerem uma Análise Ergonômica do Trabalho.
Documento que retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações dos riscos. Seu fim é previdenciário e o objetivo é emitir um parecer conclusivo sobre as condições ambientais a que o funcionário foi exposto, devendo refletir a realidade no momento da vistoria. São realizadas avaliações qualitativas e quantitativas para analisar os riscos físicos (ruído, calor, radiações), químicos (poeiras, névoas, neblinas) e biológicos (bactérias, vírus, fungos) presentes no ambiente.
Elaborado de acordo com os critérios estabelecidos nos anexos da Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho e Emprego. Seu objetivo é a caracterização ou não do direito de percepção do adicional de insalubridade, evitando o pagamento indevido ou a omissão. Por outro lado, em se tratando de insalubridade, os levantamentos ambientais também permitem identificar e controlar possíveis riscos, neutralizando a insalubridade e cessando o pagamento do direito.
É elaborado de acordo com os anexos da Norma Regulamentadora nº 16 (inflamáveis, explosivos e radiações ionizantes) e com o Decreto nº 93.412 de 14/10/86 (eletricidade). Seu objetivo é analisar as atividades desenvolvidas nas empresas que, de maneira direta ou indireta, tenham envolvimento ou contato com explosivos, líquidos e gases inflamáveis, radiações ionizantes e eletricidade, avaliando se as mesmas são passíveis de gerar o direito ao recebimento do Adicional de Periculosidade.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.
Conjunto de medidas coordenadas que têm por objetivo impedir a instalação ou evolução da perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevado em empregados que exercem suas atividades em locais ruidosos. Para a viabilização do PCA, é necessário o envolvimento dos profissionais da área de saúde e segurança, da gerência industrial, de recursos humanos da empresa e, principalmente, dos trabalhadores.
Regido pela NR 22 da Portaria 3.214/78 do MTE, que disciplina os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades de mineração. Seu objetivo é a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores. O PGR se aplica às empresas de minerações subterrâneas, minerações a céu aberto, garimpos, no que couber, beneficiamentos minerais e pesquisa mineral.
Levantamento ambiental anual realizado in loco para identificar, avaliar e quantificar a exposição de trabalhadores a riscos ambientais, criando alternativas para a eliminação ou minimização dos riscos ambientais. Todas as empresas, mesmo não tenha trabalhadores expostos a riscos ambientais, devem providenciar a elaboração do programa para comprovar ou não a existência de agentes nocivos aos colaboradores.
Conjunto de medidas práticas e administrativas para adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória. Seu objetivo é proteger contra doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores. Ele está de acordo com a Instrução Normativa Nº 1, de 1994, que estabelece a obrigatoriedade da implementação do PPR em todo estabelecimento de trabalho onde é necessário o uso de Equipamento de Proteção Respiratória.
Análise microbiológica do ar cujo objetivo é pesquisar, monitorar e controlar o ambiente da possível colonização, multiplicação e disseminação de fungos em ar ambiente interior climatizado, de uso coletivo, destinado à ocupação comum (não especial).
Avaliação de ruído que visa atender à Resolução CONAMA 001/90, publicada no Diário Oficial da União de 02/04/90. Ela utiliza o critério da NBR 10151/2000, bem como a restrição da LI N.º 064/2000, em seu item 15: “Tendo como princípio a conservação do Meio Ambiente e a preservação da qualidade de vida da comunidade”.
Avaliações que servem como base para a elaboração de laudos ou programas prevencionistas, tomando como base as forma de avaliação estabelecidas pelo Fundacentro e utilizando as referências da NR-15 e da tabela da ACGIH para comparação dos limites de tolerância de cada agente nocivo.
4002 0231 (Custo de ligação local)
Seg. a sex. das 9h às 18h