Publicado em 23.10.2018
Há um ano, Vitor Lucas Ferreira deu início a novos hábitos que transformaram a sua vida. A mudança começou durante exames de rotina na Itaguaí Construções Navais (ICN), empresa em que ele trabalha há um ano e oito meses como auxiliar de Administração Pessoal. Na ocasião, Vitor foi alertado sobre a necessidade de dar mais atenção à sua saúde para evitar complicações no futuro.
Vitor tem encurtamento no braço direito devido a erro médico no parto, e fez fisioterapia e exercícios físicos até os 17 anos. Mas há quinze estava sedentário e com péssimos hábitos alimentares. A advertência foi o impulso que precisava para mudar.
— Tenho outro ânimo, estou bem-humorado e disposto. Também mudei a alimentação. Eu comia comida congelada todo dia. Hoje, como frango grelhado, abandonei refrigerante e açúcar — conta o auxiliar, acrescentando que, além de exercícios físicos diários, faz acompanhamento regular com a nutricionista da Firjan SESI que realiza atendimento na ICN.
A transformação surpreendeu Vitor, que está com 33 anos. Além de ter a produtividade aumentada no trabalho, sua vida pessoal também ganhou outro brilho:
— Eu tinha preconceito comigo mesmo por conta da minha deficiência. Achava que as pessoas ficariam me reparando na academia. Passei a não ter mais vergonha, minha autoestima melhorou muito.
A equipe que incentivou Vitor à mudança e o acompanha até hoje é fruto de uma parceria da ICN com a Firjan SESI. Desde 2016, a instituição colabora com unidades de saúde móveis em odontologia, saúde ocupacional e nutrição e onze profissionais que tendem os funcionários da empresa durante o expediente. O desempenho de Vitor é um dos casos mais emblemáticos.
— Vitor passou por grandes privações na vida, se desestimulou em relação à atividade física, sentia dores. Com o tratamento, ele ganhou mais maleabilidade no braço, fortaleceu a musculatura. Hoje, ele sai, se diverte, está mais feliz, risonho e mais satisfeito no trabalho. Esse é o nosso melhor retorno — avalia Adriana Jardim, coordenadora de saúde da ICN.
O atendimento médico dentro da companhia faz parte do projeto Mergulhando na Saúde, que possui o apoio da Firjan SESI e visa tratar e prevenir doenças, além de promover a conscientização dos funcionários. A intenção também é aproximar a empresa da equipe e oferecer aos trabalhadores a oportunidade de atendimento sem que eles precisem se deslocar durante o expediente, uma vez que a fábrica, localizada no bairro de Brisamar, em Itaguaí, fica distante de regiões com oferta de serviços de saúde. A distância, comum em empresas como a ICN, atrapalhava o deslocamento dos funcionários.
A iniciativa inclui ações internas como o Global Challenge, que propõe o monitoramento do sono, avaliação do peso e nível de atividade física durante cem dias, e o Gym Pass, que permite ao funcionário frequentar academias no Rio e em todo o Brasil. Em 2018, o “Mergulhando na Saúde” conquistou o Prêmio Prata na categoria Qualidade de Vida do Prêmio Proteção Brasil 2018.
— Diminuímos os acidentes de trabalho e já estamos há três anos sem acidentes com afastamento. Reduzimos em 60% a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, tivemos o aumento da satisfação do trabalhador e do número de profissionais liberados para atividades como trabalho em altura, espaço confinado e a bordo. Foram mais de 700 kg perdidos entre os trabalhadores a partir do acompanhamento nutricional. Os resultados são fantásticos — celebra Adriana.
A Firjan SESI atua em empresas de todo o estado, auxiliando na promoção da saúde e na prevenção de doenças crônicas, não só com atendimento médico como também em práticas de ginástica laboral, atividade física e ginástica durante o expediente de trabalho.
— Queremos ajudar as pessoas a olharem para sua própria saúde de uma forma mais integral, olhando para todas as facetas, na intenção de que o trabalhador encontre o melhor estado de saúde possível para trabalhar e viver a sua vida plenamente — conclui Rita de Cássia Oliveira, Coordenadora de Saúde da Firjan SESI.