O SESI Cidadania é um programa social da Firjan SESI que tem por objetivo desenvolver ações e projetos em territórios com vulnerabilidade social nas áreas de educação, esporte, lazer, cultura e empreendedorismo. Em 15 anos de trabalhos ininterruptos, o SESI Cidadania já atendeu mais de 2 milhões e 800 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.
Criado em 2010, o programa vem ampliando oportunidades de inclusão para o mercado de trabalho através do acesso à qualificação profissional, desenvolvimento de atividades sócio-esportivas e educacionais contribuindo para melhoria na qualidade de vida dos participantes.
O SESI Cidadania está presente em 33 localidades, com forte atuação nas parcerias internas e externas e fortalecimento da rede por todo o Rio e região metropolitana.
Atualmente, são realizados os seguintes projetos e programas:
*SESI Atleta do Futuro: O Atleta do Futuro é um programa da Firjan SESI, criado em 2011, que utiliza o esporte para promover a educação e a inclusão social de crianças e adolescentes. Em aulas de iniciação motora e prática esportiva, são ensinados valores como ética, trabalho em equipe, superação, respeito, autoestima e saúde. Entre as atividades oferecidas estão futebol, futsal, vôlei, basquete, lutas, dança, atletismo e natação. Desde o início o projeto, já foram feitos em torno de 530 mil atendimentos. Já em 2024, foram 3.500 atendimentos em 20 comunidades.
*SESI Longevidade: Criado também em 2011, trata-se de um projeto voltado para o grupo 50 +, onde são desenvolvidas atividades ligadas ao bem estar físico e mental. Como exemplo de atividades, os participantes têm práticas de alongamento, participam de rodas de terapia comunitária, passeios e campeonatos, bem como de exibições de filmes e debates sobre temas tranversais. Em 2024, foram alcançadas 1.200 pessoas de 13 comunidades cariocas. Em 14 anos de existência, foram mais de 170 mil atendimentos.
*Indústrias do Conhecimento (ICs): Espaço multiuso, de uso gratuito para a comunidade, com acervo literário, jornais, revistas, DVDs, vídeos, acesso à internet, além de oficinas, palestras e atrações culturais. Todas as ações estão pactuadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU e um olhar atento à diversidade. Atualmente, estão em funcionamento: Cidade de Deus, Borel, Formiga, Santa Marta, Morro Azul, Providência e Prazeres. Em cada espaço, contamos com um profissional - o Agente do Conhecimento, responsável por dinamizar o espaço, propondo uma agenda de atividades. Ao todo, contamos com sete profissionais em campo. Desde a implantação do programa, já foram realizados em torno de 1 milhão de atendimentos.
*ViraVida: Trata-se de um programa institucional, de Responsabilidade Social da Firjan SESI, criado em 2010. Conta com a parceria da Firjan SENAI a realização de cursos de qualificação profissional. Atende jovens com idade entre 14 e 22 anos, moradores de comunidades do Rio de Janeiro, em situação de vulnerabilidade social: baixa renda, baixa escolaridade, abuso e exploração sexual, trabalho infantil, violência doméstica, situação de abrigo, medida socioeducativa e pessoas com deficiência. Em 14 anos, já foram atendidos, aproximadamente, 2.259 jovens de territórios como: Complexo da Maré, Pedra de Guaratiba, Jacarezinho, Rocinha e Vila Isabel. Em 2024, o programa retomou suas atividades, com o atendimento a 50 jovens da zona norte e centro da capital.
*Além disso, a Firjan SESI possui uma Unidade de Saúde para atendimento da população no Morro do Pavão Pavãozinho, em Copacabana, com profissionais de Pediatria, Odontologia, Ginecologia e Saúde Emocional, também operado pelo Centro de Referência em Saúde (CRS). Mais de 136 mil atendimentos foram feitos na unidade.
Outras parcerias renderam ao SESI Cidadania a participação de mais de 96 mil pessoas em projetos culturais; cerca de 550 mil atendimentos em eventos sociais; mais de 37 mil encaminhamentos para vagas gratuitas nas Escolas Firjan SESI e mais 54 mil para cursos técnicos e de qualificação profissional na Firjan SENAI; mais de 116 mil exames médicos realizados; e mais de 59 mil participantes do programa Cozinha Brasil, com o ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável.
As atividades são oferecidas de maneira gratuita, sendo articuladas e mobilizadas pelos agentes de cidadania, responsáveis em divulgar as oportunidades conforme necessidades e interesses das comunidades. Ao todo, são 20 Agentes do Conhecimento.
Locais de atendimento na capital: Andaraí, Arará/Mandela, Babilônia, Batan/Água Branca, Borel, Caju, Cerro Corá, Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Coroa, Formiga, Jacarezinho, Mangueira, Manguinhos, Morro Azul, Muzema, Pavão, Prazeres, Providência, Rocinha, Salgueiro, Santa Marta, Santa Cruz, São Carlos, São João, Tabajaras, Vidigal. No Grande Rio: Mangueirinha (Duque de Caxias) e São Gonçalo/Niterói.