Denizar Vianna, Jorge Raimundo, Luiz Césio Caetano e Carlos Eduardo Gouvêa na abertura do Rio Helth ForumFoto: Paula Johas / Firjan
O FISWeek 2024, considerado o maior festival de inovação, empreendedorismo e tendências da saúde da América Latina, reúne mais de 6,5 mil profissionais da área entre os dias 6 e 8/11, no Centro do Rio de Janeiro, realizado pela iniciativa FIS e com patrocínio da Firjan SESI. Paralelo a este evento, está acontecendo também o primeiro Rio Health Forum, encontro de líderes, empresas, reguladores e setor público, que discutirá os rumos da saúde no país, com ênfase para a “Cooperação Competitiva para um Novo Complexo Econômico-Industrial da Saúde”.
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, participou da abertura do Fórum, e destacou a importância do tema para a federação, lembrando que desde a década de 1990, houve um enfraquecimento da indústria farmacêutica nacional, e em especial do Rio de Janeiro. Ele dividiu o palco com Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL); Jorge Raimundo, sócio da BRZ Advogados; e Denizar Vianna, presidente da Rio Helth Forum.
“Quando pensamos em promover uma cooperação competitiva para um novo e fortalecido Complexo Econômico-Industrial da Saúde, estamos falando de nos unirmos para a superação de dois grandes desafios. O primeiro é reduzir a dependência da importação de insumos farmacêuticos, o que resulta por exemplo no atraso da formulação de vacinas, como na pandemia. Sair desta dependência passa pelo fortalecimento da indústria nacional, com políticas voltadas para a atração e retenção de empresas do setor no Brasil e no Rio de Janeiro. O outro desafio está em superar a escassez de mão-de-obra para o setor farmacêutico e a retenção desses profissionais", ressaltou Caetano.
A atuação da Firjan SESI, como parceiro efetivo das empresas na estratégia de Saúde e que atende atualmente a 2.500 indústrias no estado, foi frisada por Caetano. No estande da federação no evento, técnicos da Firjan SESI estão dividindo com os visitantes conteúdos e tendências em saúde e realizando ações interativas. O público está sendo apresentado aos serviços oferecidos pela Firjan SESI, que conta com 20 unidades operacionais em todo o estado, além do Centro de Referencia em Saúde e do Centro de Inovação em Higiene Ocupacional, estruturas preparadas para apoiar no desenvolvimento do ecossistema industrial da Saúde.
Cinco colaboradoras da Firjan SESI participam de painéis no FISWeek: Monica Gonçalves, coordenadora Operacional de Medicina da Firjan SESI Cinelândia ("Saúde no centro da estratégia: valor da atenção primária para empresas"); Mônica Souza, epidemiologista da Firjan SESI Cinelândia ("Inteligência de dados como norteador do cuidado de saúde: transformando a análise de informações em insights"); Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social; Jacqueline da Cruz, psicóloga da Firjan SESI Caxias; e Mariana Pedro, assistente Social e analista de negócios em Responsabilidade Social ("Investimento social em gênero: o impacto na saúde das mulheres, empresas e sociedade").
O evento oferece diversas experiências para líderes, gestores e empresas, como também para profissionais, startups e entidades do setor de saúde. A FISWeek ocupa o Expo Mag, no Centro do Rio, com 12 palcos diferentes, 180 painéis, 190 expositores, 450 palestrantes e 250 empresas.
Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, na abertura do Rio Health Forum.
Josier Vilar, presidente da iniciativa FIS, e Luiz Césio Caetano conversam com participantes do Forum.
Adriano Massuda, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.
Estande da Firjan SESI no FISWeek.
Estande da Firjan SESI no FISWeek.
Estande da Firjan SESI no FISWeek.
Monica Gonçalves, coordenadora de Medicina da Firjan SESI.
Mônica Souza, epidemiologista da Firjan SESI Cinelândia.
Mariana Pedro, Eliane Damasceno e Jaqueline da Cruz,