Tendy Koatiara Nhembo'esaba - A Escola que escreve com a Luz... - é uma escola de cinema e artes indígenas fundada em 2021 por Ricardo Felippe Ybyráîara Ajuricaba Tupinambá e por Ana Beatrix Xokó, e que integra a Universidade Indígena Pluriétnica da Aldeia Marakanã.
A nossa escola se propõe a fazer cinema indígena decolonial, anticolonial e libertante, conquistando e difundindo a aprendizagem técnica e o exercício artístico e político do fazer cinematográfico - bem como das demais artes indígenas, ancestrais e contemporâneas - como ferramenta de expressão cultural e de luta, para a posse e o usufruto de todos aqueles indígenas das cidades e das florestas, todos aqueles que estejam comprometidos em restaurar a autonomia territorial, social, okanômica e autogestionária de nossas aldeias, terras e territórios, comunidades e sociedades, para a construção de um mundo liberto da colonização e de seus efeitos perniciosos e destrutivos sobre a vida dos povos originários de Pindorama, devastando a vida de toda a humanidade, em todo o planeta.
Para nós, o cinema é uma forma de nos comunicarmos com o mundo, com as pessoas, rompendo firmemente as paredes da invisibilidade e do apagamento que nos foram impostos e aos quais fomos relegados como efeito direto e principal da invasão colonizadora dos europeus em nossas terras, desde 1492 e 1500.
Cinema como oralidade, como arte cênica ancestral das aldeias e das florestas, hoje também das cidades em razão do massacre de nossas comunidades e da diasporização de nossos povos originários. A arte cênica milenar, desde sempre praticada, de contação de nossa história e saberes, agora registrada também em oralidade filmada, segundo as tecnologias contemporâneas do áudio visual.
O cinema indígena é autonomia e protagonismo dos povos que lutam contra a opressão colonial. É arte e beleza, sabedoria e respeito à vida... Respeito e devoção à natureza e à Terra-Mãe, Ybysy... para retomarmos o nosso espaço e os nossos direitos ancestrais e imemoriais, também, certamente, contemporâneos - os quais têm sido roubados pelos invasores, ao longo dos séculos, para o?enriquecimento das elites brancas oriundas da Europa.
Essa mostra de cinema indígena da Tendy Koatiara Nhembo'esaba visa trazer luz sobre as sombras que encobrem a verdadeira história da Invasão de Pindorama.
Duração:
120 min
Classificação:
Livre
Foto:
JOA
21/11/2024 - 19h
Livre
Entrada franca. Distribuição de ingressos 1h antes da atração, na bilheteria.
Teatro Firjan SESI Centro
Av. Graça Aranha, 1 - Centro