Quatro mulheres negras se encontram em cena para contar, cantar, batucar e sambar a história de Ana Davenga – personagem do conto homônimo da premiada escritora afro-brasileira Conceição Evaristo.
No conto, Ana tem sua vida transformada quando se apaixona por Davenga, chefe de uma quadrilha da favela onde mora. Na peça, a personagem é recriada através dos sonhos, memórias e conflitos das atrizes. Com isso, o Coletivo Gozo-Pranto traz para o teatro o que Conceição chama na sua escrita de “escrevivência”. Em cena, vemos Ana em meio às questões atuais da negritude feminina favelada.
“Eu-Ana mostra as nossas vivências mais simples e gostosas, como a liberdade que é sair com as amigas para um samba e todos os acontecimentos que vem daí, as brincadeiras e rotina enquanto crianças na favela, até a nossa procura por uma espiritualidade que nos contemple enquanto mulheres negras. Tudo isso vem trazendo para Ana uma vida complexa antes dela encontrar e se apaixonar por Davenga. São essas coisas que trazemos que ajudam a fazer o espetáculo ficar divertido, intenso e íntimo”, expõe o elenco do espetáculo.
Dirigido pela atriz, dançarina e performer Cátia Costa, o espetáculo une samba, poesia e cotidianidade, trazendo para o público uma experiência de celebração e reflexão sobre o que vivem as mulheres negras e faveladas na sociedade brasileira.
A peça foi montada com patrocínio da premiação de Melhor Cena do 13º FESTU (Festival de Teatro Universitário), onde o Coletivo, formado por atrizes formadas na Escola de Teatro Martins Pena e estudantes de Teatro da UNIRIO, foi destaque com o esquete “Sambas em notas de Gozo-Pranto”.
Duração:
50min
Classificação:
16 anos
Ficha técnica:
Idealização: Coletivo Gozo-Pranto
Direçãogeral: Cátia Costa
Assistente de direção: Iasmin Lara
Elenco: Amanda Gomes, Iasmin Lara, Joyce Araujo e Lore
Dramaturgia: Jéssica Barreto e Coletivo Gozo-Pranto
Direção musical: Joyce Araujo e Ricardo Paninho
Assistente musical: Thayan Ribeiro
Iluminação: Diogo Nunes e Ygor Ataliba
Figurinista: Lore
Foto:
Divulgação
20/11/2024 - 19h
16 anos
Gratuito
Teatro Firjan SESI Caxias
Rua Artur Neiva, 100 | 25 Agosto