Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Startups têm até 13/08 para se inscrever no Edital de Inovação do MetrôRio em parceria com a Firjan

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 13/07/21 13:56  -  Atualizado em  13/07/21 14:46

Startups podem se inscrever, até 13/08, para solucionar desafios do MetrôRio no Edital de Inovação para a Indústria. No lançamento da chamada, uma parceria entre a concesssionária e a Firjan, Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, ressaltou a importância da iniciativa, principalmente no momento de crise pelo qual o transporte público vem passando durante a pandemia. “Nossa equipe dos Institutos SENAI de Inovação (ISIs) conseguirá achar bons projetos para que o Metrô Rio possa escolher os melhores. Queremos ser reconhecidos como um parceiro estratégico do MetrôRio”, afirmou durante o evento on-line, em 12/07.

As startups deve acessar a Plataforma de Inovação para a Indústria para se inscrever no “Desafio de mobilidade da manutenção de Interface mobile para Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung (SAP PM)”, um software de gerenciamento de manutenção usado pela concessionária. O edital visa soluções inovadoras, como desenvolvimento de softwares e criação e implementação de realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, big data e machine learning. O processo de seleção será dividido em duas etapas, com a escolha de até 5 projetos. O resultado final será divulgado na Plataforma de Inovação para Indústria no dia 22/09.

Apolo Moura Araújo, gerente de TI do MetrôRio, detalhou: “Não é só colocar um tablet ou um smartphone na mão do técnico. Em túneis, áreas de bombas, subestações de energia e debaixo de trem, além da ausência de conectividade, manusear um objeto de tecnologia, pode trazer dificuldade operacional”. Já Glauco Bernardo, gerente de Manutenção de Material Rodante, contou que, atualmente, os colaboradores precisam de apoio do administrativo para imprimir as ordens de serviço e inserir no sistema as ações realizadas. 

São esses e outros desafios que as equipes dos ISIs e das startups vão ter que vencer. Carlos Magno, gerente geral de Negócios da Firjan, salientou como a federação tem atuado, através de editais, que podem oferecer subsídio de até R$ 1 milhão. “A rede de Institutos SENAI faz a ponte com as startups. Em 2 anos, foram 412 projetos concluídos que atenderam diretamente mais de 150 empresas”. Eric Cardona Romani, coordenador de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação na Firjan, descreveu as tecnologias de ponta que são usadas no ISIs.

Cristiano Mendonça, diretor de Engenharia e Manutenção do MetrôRio, explicou que a concessionária vem trilhando desde 2017 a cultura da inovação, com diversas ações que foram premiadas em 2020 pelo jornal Valor Econômico. “Temos esperança de que questões de otimização de custos, experiência do cliente e segurança se resolvam com esse edital. Ainda há muito espaço para explorar”. 

Acesse aqui a íntegra do edital.

Clique aqui para assistir à live de lançamento e tirar mais dúvidas.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida