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Sindvest-NF debate o futuro da moda

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Publicado em 18/10/2021 18:26  -  Atualizado em  18/10/2021 18:31

O Sindicato das Indústrias do Vestuário do Norte Fluminense (Sindvest-NF) promoveu, em 15/10, o evento on-line Indústria da Moda, um debate sobre as perspectivas do mercado têxtil no pós-pandemia. Segundo Luis Carlos Damião, presidente do Sindvest-NF, o evento teve por objetivo difundir as mudanças de comportamento do consumidor durante o período de isolamento social. As palestras ficaram a cargo do consultor Fábio Monnerat; Milena Carrielo, coordenadora operacional de Educação Profissional do Espaço da Moda da Firjan SENAI Nova Friburgo; e Márcia Freitas, especialista técnica de educação do vestuário da Firjan SENAI.

Milena observou que os consumidores passaram a valorizar peças versáteis e confortáveis e que essa mudança comportamental precisa ser considerada. “Estamos saindo muito diferentes deste momento. É preciso se pensar em coleções assertivas que atendam aos desejos dos consumidores em torno de três eixos: sustentabilidade, transparência e tecnologia”.

Monnerat apontou que essa nova postura precisa estar alinhada a um trabalho de gestão de marca e que o uso eficaz das redes sociais é uma boa ferramenta. “As redes são úteis demais para que as marcas exponham apenas os seus produtos. Existe uma valiosa oportunidade de diálogo”, afirmou o especialista, que defende a criação de conexões e sensações entre marca e consumidor. E cita como case a grife Channel, que construiu por décadas uma fortíssima reputação no imaginário de clientes e não-clientes.

Márcia Freitas, por sua vez, apresentou dados relacionados à sustentabilidade. Citando um relatório da Mackenzie, informou que nove entre dez consumidores da geração Z entendem que as empresas têm a responsabilidade de abordar questões sociais e ambientais. E defendeu a adoção de novas práticas na indústria, como a reciclagem, com o reaproveitamento de resíduos na criação de novas peças e a opção por tecidos biodegradáveis. “As empresas estão adotando soluções sustentáveis ainda em um ritmo lento em todo mundo e podemos dizer que não existe uma situação padrão para se tornar sustentável”.

Além das palestras, sete marcas da região Norte Fluminense apresentaram desfile virtual com as novas tendências da moda primavera/verão.

Clique aqui para ver o evento no canal do Sindvest-NF no YouTube.

 

 
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