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Pensa Rio: edição especial lança a campanha SESI Cidadania Contra a Fome

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Publicado em 15/04/2021 17:03  -  Atualizado em  22/04/2021 12:52

A edição desta quinta-feira (15/04) do Pensa Rio, série de debates realizados semanalmente no canal da Firjan no YouTube, foi dedicada a uma causa nobre e urgente: ajudar pessoas em situação de extrema pobreza no estado do Rio. Por isso a Firjan, ao lado de parceiros como Movimento União Rio, Viva Rio/SOS Favela e Caminhão da Misericórdia, da Comunidade Olhar Misericordioso, lançou a campanha SESI Cidadania Contra a Fome, que busca arrecadar cestas básicas e recursos financeiros para ajudar os mais carentes a superarem este momento conturbado por conta da pandemia.

Em janeiro de 2021, 15,1% da população do estado viviam na pobreza extrema. Ou seja, cerca de 2,6 milhões de pessoas recebem até R$ 89 por mês. “A Firjan está engajada numa campanha da sociedade e para a sociedade. Uma de nossas missões é fazer a promoção humana de forma estruturada e estruturante, mas a fome surge de modo brutal, e não poderíamos deixar de atender as pessoas que mais precisam”, disse o presidente Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Vice-presidente da Firjan e também membro do Conselho Estratégico da Casa Firjan, Luiz Césio Caetano, também exaltou a iniciativa. “É um programa de enorme alcance, e a Firjan SESI vem reforçar seu papel de transformação social. Sempre que temos um panorama de caos, surge o espírito de solidariedade e caridade, e dessa vez não está sendo diferente”, afirmou.

O presidente do Conselho Estratégico da Casa Firjan, José Luiz Alquéres, concluiu: “Os empresários são a sociedade, não um grupo à parte. Nós nos alinhamos às grandes causas da sociedade, e nossa grande causa, neste momento, é a solidariedade aos nossos irmãos menos favorecidos. Esta será mais uma amostra de que o Rio está vivo e vai virar esse jogo, como um exemplo para o Brasil”.

Números alarmantes

A ideia da campanha surgiu há exatos 23 dias, durante uma reunião do Conselho Estratégico da Casa Firjan. Rosika Oliveira, membro deste Conselho, abriu a pauta destacando a emergência alimentar por conta da crise do Coronavírus. O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, decidiu então discutir apenas esta questão e o que poderia ser feito. E assim, das discussões que duraram cerca de três horas, nascia a campanha.

Não existe empresa saudável numa sociedade doente. Esta é uma frase e uma convicção do presidente Eduardo Eugenio há muitos anos. E hoje estamos vivendo essa situação não só metaforicamente, mas também literalmente. E uma dessas doenças é a fome”, afirmou Rosika.

Manuel Thedim, também membro do Conselho Estratégico da Casa Firjan e diretor-executivo do IELTS, deu a dimensão da gravidade do momento com números: “Os dados mostram que 15,1% da população do estado vive com até R$ 89, o que pelos critérios do Ministério da Cidadania, configura situação de extrema pobreza. Mas se fossem adotados critérios da ONU, este número pode ser o dobro”, disse Thedim.

Parceiros na linha de frente

O diretor-executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes, um dos parceiros da campanha, disse que durante a pandemia, a ONG chegou a 450 comunidades em 35 municípios, mas que a expectativa agora aumentou. “Com a liderança da Firjan, vamos conseguir chegar a muito mais gente. Pela nossa experiência, dentro dos bolsões de pobreza extrema existem pessoas numa situação ainda mais precária, com problemas crônicos de saúde e gestantes chefes de família”, disse Rubem.

Também presente ao debate e parceira do programa, a cofundadora do Movimento União Rio, Daniella Raimundo, reafirmou a urgência. “Betinho dizia que quem tem fome tem pressa, mas mais do que isso, a fome mata e ela chega todos os dias”, disse Daniella.

Já Gabriella Gonçalves, moderadora Geral da Comunidade Olhar Misericordioso, do Caminhão da Misericórdia, exaltou a união da parceira. “Estamos unindo forças para fazermos diferença. Nós não temos ideia do que essas pessoas com fome passam, então se Deus nos deu condições de ajudar minimamente que seja, a gente não tem outra opção a não ser ajudar, dentro da realidade e das possibilidades de cada um”, comentou.

E a campanha já vem mobilizando empresários. Durante a própria reunião mediada por Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan, um empresário de Nova Friburgo anunciou no chat do canal a primeira doação. Ao todo, 29 unidades da Firjan SESI SENAI em todas as regiões do estado já estão recebendo cestas básicas de pessoas físicas. As empresas terão um canal exclusivo para doação pelo site da campanha. Nele também é possível doar em dinheiro, que será revertido na compra de cestas básicas ou de um cartão alimentação do Viva Rio. A Firjan também vai contribuir com uma cesta básica para cada funcionário que fizer doação.

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