Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia do Rio

Indústria fluminense cria mais de 4 mil empregos em agosto

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 01/10/20 14:47  -  Atualizado em  01/10/20 15:01

O setor industrial, que contempla a indústria de transformação, extrativa, de construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, criou, em agosto, 4.487 postos de trabalho no estado do Rio. Considerando também o resultado positivo de julho (+1.399), a indústria recuperou 16,5% das vagas perdidas entre março e junho, meses mais afetados pela pandemia do coronavírus e pelas incertezas em relação à economia. É o que aponta a Firjan, através da plataforma Retratos Regionais, que traz mensalmente recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense.

O Indicador de Retomada dos Empregos, disponível na plataforma, mostra que o segmento de produtos de metal, por exemplo, recuperou desde julho 92,4% das 1.148 vagas perdidas entre março e junho. Também aparecem como destaque os segmentos de produtos de borracha e material plástico (35,1%), outros equipamentos de transporte (34%), produtos de minerais não metálicos (32,8%), produtos alimentícios (29,4%) e construção (25,9%). A região da Baixada recuperou 58,9% dos postos de trabalho industriais fechados.

No total, incluindo todos os setores econômicos, o estado do Rio abriu em agosto 5.645 vagas, com saldo positivo em 63 dos 92 municípios. O comércio abriu 2.120 vagas e recuperou, nos meses de julho e agosto, 6,4% do que foi perdido no período mais afetado pela pandemia. Já o setor de serviços perdeu 732 postos de trabalho em agosto e ainda não iniciou o processo de retomada das contratações. A agropecuária não perdeu vagas entre março e junho, mas teve resultado negativo em julho e agosto.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos.

Acesse aqui a plataforma.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida