Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Guia Prático de LGPD para a indústria

Guia Prático de LGPD:documento auxilia na adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados

Guia Prático de LGPD:documento auxilia na adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 05/01/22 16:21  -  Atualizado em  15/02/22 19:44

O Guia Prático de LGPD é um documento elaborado para conscientizar os empresários de todo o país quanto à importância da adoção da privacidade de dados como norte em todas as etapas de seus negócios, atendendo à Lei Geral de Proteção de Dados. Com 30 páginas e atenção a 12 setores, o Guia é voltado para indústrias de todos os portes e, em especial, às micro, pequenas e médias empresas fluminenses.

Com quatro capítulos, o documento explica a importância da privacidade dos dados e os critérios da nova lei e como ela se aplica a todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que efetuem o tratamento de dados pessoais com fins econômicos. O documento destaca que, na prática, a LGPD implica repensar as estratégias de negócios e as atualizações de normas e processos, proporcionando um olhar ético, transparente e atento aos direitos dos titulares.

GUIA PRÁTICO DE LGPD: ACESSE AQUI

Para isso, o Guia da Firjan apresenta três passos a serem adotados pelas empresas, que podem ser parte de um Programa de Privacidade de Dados, conjunto de ações que auxilia a atuação da empresa quanto à cultura de privacidade de dados. Nesse capítulo, o empresário poderá responder perguntas formuladas por dois questionários, para apoiar na adequação à nova lei.

Mesmo podendo ser aplicado a todos os ramos de empresas, o Guia apresenta alguns destaques setoriais: Automóveis, Reparação e Borracha; Moda, Joias e Bijuterias; Construção Civil, Naval e Móveis; Energia; Cosmético e Farmacêutico; Alimentos e Bebidas; Plástico, Embalagem e Eletrodomésticos; Óleo e Gás; Metal Mecânico; Gráfico e Audiovisual; Tecnologia da Informação; e Cigarro e Tabaco.


 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida