Um consenso entre os empresários é a necessidade de melhoria das rodovias do estado. Vias em boas condições aumentam a segurança dos usuários e podem reduzir em até 20% o custo do frete, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Nesse sentido, a Baixada Fluminense possui quatro oportunidades nos estudos de viabilidade de concessão da Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro (Setrans): a RJ-103 (Transbaixada); a RJ-081 (Via Light); a RJ-071 (Linha Vermelha); e a RJ-122 (Guapimirim-Cachoeiras de Macacu). O investimento estimado, segundo a Firjan, é de R$ 2,95 bilhões, considerando manutenção e construção de novas vias.
“Essas obras são fundamentais para melhorar a competitividade das empresas de todo o estado. Esses gargalos atrapalham o acesso dos trabalhadores às empresas e o escoamento da produção”, reforça Cláudio Lopes Alves, presidente da Firjan Caxias e Região.
Segundo ele, a extensão da Via Light contribuirá para desafogar o trânsito da Presidente Dutra (BR-116), ligando o centro de Nova Iguaçu a Madureira, na Zona Norte da capital. Já a Linha Vermelha e a RJ-122 precisam de manutenção. Por fim, a Transbaixada, cujo projeto prevê a ligação entre Nilópolis e Caxias, terá o mérito de integrar as BR-116 e BR-040. “Dada a escassez de recursos públicos, a retomada dos investimentos passa pela ampliação da participação privada na economia. Logo, as concessões são necessárias”, explica Leonardo Tavares, analista de Infraestrutura da Firjan.