Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia do Rio / Competitividade/ Firjan/ Infraestrutura

Firjan sedia debate sobre desenvolvimento econômico de Maricá

O Parque Tecnológico e o Complexo Hoteleiro foram um dos projetos debatidos durante o evento

O Parque Tecnológico e o Complexo Hoteleiro foram um dos projetos debatidos durante o eventoFoto: Vinícius Magalhães

16/10/19 16:33  -  Atualizado em  22/10/19 16:06

A execução de projetos que estimulem o desenvolvimento socioeconômico do município de Maricá, no Leste Fluminense, foi o tema do evento “Maricá – um pouso e um porto seguro”, que ocorreu nesta quarta-feira, dia 16/10, na sede da Firjan. Promovido pela Federação, Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o evento reuniu empresários, especialistas e autoridades do município e do estado.

Na ocasião, foram debatidas novas oportunidades de negócios nas áreas de logística integrada, tecnologia, sustentabilidade, turismo e petróleo e gás. A proposta da Prefeitura local é estabelecer parcerias público-privadas para atrair investimentos e gerar mais emprego e renda. Situada próximo dos principais polos industriais do Rio e das plataformas do pré-sal da Bacia de Santos, Maricá vem atuando na criação de um ambiente favorável à inovação e também na atração de novas empresas e startups para ampliação dos negócios.

“Das inúmeras atividades desenvolvidas no nosso estado, o petróleo é o principal indutor de desenvolvimento da nossa economia. É com satisfação que vemos Maricá investindo os recursos dos royalties e das participações especiais no desenvolvimento do melhor ambiente de negócios para a indústria e também para o bem-estar da sociedade”, declarou Luiz Césio Caetano Alves, presidente da Firjan Leste Fluminense durante a abertura.

“A chegada da cadeia do petróleo em Maricá é muito recente. Sabemos que todo esse processo é finito. Por isso já é preciso iniciar uma transição da cidade para uma economia do futuro. O desafio é equacionar a realidade imediata do ciclo do petróleo com uma proposta de evolução tecnológica e expansão do turismo”, defendeu o prefeito Fabiano Horta.

Também participaram do evento Alexandre dos Reis, diretor executivo SESI SENAI; Karine Fragoso, diretora geral da ONIP e gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan; José Orlando Dias, presidente da Codemar; Allan Novaes, presidente do Instituto Darcy Ribeiro; Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos de Maricá, entre outros.

Confira as apresentações:

Allan Novaes, presidente do Instituto Darcy Ribeiro.

Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos de Maricá.

Projeto Maricá Turismo 2019

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida