Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia / Competitividade

Firjan apresenta estudos no Connected Smart Cities e Smart Mobility 2019

17/09/19 18:45  -  Atualizado em  17/09/19 19:43

Especialistas da Firjan participam do Connected Smart Cities 2019 e do Connected Smart Mobility 2019 apresentando quatro estudos pela federação. O evento, que ocorre em 17 e 18 de setembro na capital paulista, é o que mais gera negócios para o mercado de cidades inteligentes no Brasil.

Gerente de Infraestrutura da Firjan, William Figueiredo destaca que os estudos selecionados pela organização do evento, ainda no primeiro semestre do ano, são desdobramentos da nota técnica Oportunidades para Concessões e Parcerias Público-Privadas no estado e municípios do Rio de Janeiro, elaborada em 2017 e que foi atualizada em 2019. “Concessões e PPPs são a forma de o município viabilizar investimentos, conseguindo, assim, implementar soluções inteligentes”, afirma.

Nesse mesmo contexto será apresentado o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), como ferramenta para aprimorar a análise das PPPs, por meio da expertise da federação em contas públicas. O objetivo, adianta Figueiredo, é auxiliar a iniciativa privada na avaliação de riscos financeiros de PPPs municipais, de modo a tornar realidade no Brasil as cidades inteligentes e conectadas.

O evento reúne representantes do setor público, empresários, investidores e especialistas no tema, atuantes em áreas como mobilidade, energia, urbanismo, segurança, entre outras. A ampliação da participação da iniciativa privada nos diversos setores da economia, por meio de concessões e PPPs, está no Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro – 2016-2025. “Nossa participação no evento reforça a Firjan como referência nesse tema”, pontua Leonardo Tavares Ribeiro, analista de Infraestrutura da federação.

Conheça os temas e os palestrantes da federação nos dois eventos:

1.     Análise de viabilidade para Parcerias Público-Privadas (PPPs) de Saneamento Básico – Leonardo Ribeiro;

2.     Oportunidades para concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) no RJ – Isaque Ouverney;

3.     Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF): ferramenta de avaliação de riscos financeiros para Parcerias Público-Privadas (PPPs) municipais – William Figueiredo;

4.     Planejamento Inteligente: Vantagens e desafios do uso de Big Data na Mobilidade Urbana (Connected Smart Mobility) – Leonardo Ribeiro.

Conheça e participe do Connected Smart Cities

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida