Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Concessão da Cedae é uma vitória para o estado do Rio, comemora Firjan

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 30/04/21 18:04  -  Atualizado em  30/04/21 18:16

A concessão da Cedae é uma grande vitória para o estado do Rio. O ágio de 114% é prova da confiança dos investidores e do potencial do Rio de Janeiro. E é um passo fundamental para que, finalmente, o acesso aos serviços de saneamento básico se torne realidade para todos os fluminenses. Atualmente, no estado, 5,6 milhões de pessoas vivem no esgoto. Uma situação inaceitável.

Além disso, mais de um milhão ainda não têm acesso a abastecimento de água e mais de 60% do esgoto produzido em nosso território não é tratado. No ritmo atual de investimentos, seriam necessários, no mínimo, 140 anos para a universalização do saneamento básico. Com a concessão o horizonte cai para 15 anos.

A concessão dos serviços de coleta e tratamento de esgotos e de distribuição de água para a iniciativa privada vai acelerar o desenvolvimento socioeconômico do Rio. O estado e municípios receberão mais de 50 bilhões de reais, entre outorga paga pelos consórcios vencedores do leilão e investimentos que deverão ser realizados. É benefício direto para toda a sociedade, que ganha em saúde e qualidade de vida.

Hoje o Rio de Janeiro avança para pagar essa enorme dívida social com a parcela mais pobre de sua população.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida