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Casa Firjan apresenta palestra sobre ciência de dados como diferencial competitivo

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Publicado em 29/11/2018 13:24  -  Atualizado em  30/11/2018 09:06

O volume de informações que circula pela internet está possibilitando às empresas criarem soluções e inovações para alavancar seus negócios. É o que mostrou a palestra “Ciência de Dados como diferencial competitivo”, promovida pela Casa Firjan, em 27/11.

“Atualmente, nós geramos, em dois dias, a mesma quantidade de dados de 2013, impulsionados pela internet e o barateamento das tecnologias, como os smartphones e o wi-fi. Estamos deixando rastros na internet e as empresas entenderam que isso produz valor, não só para criar produtos e serviços, mas também para melhorar os processos internos e mudar a forma de tomar decisão”, disse Natália Gruber, cientista de dados da Cappra Data Sciense.

Nesse sentido, surge uma cultura embasada em métodos e na ciência, garantindo resultados mais confiáveis. “A cultura analítica transforma os dados em padrões (small data) para ser consumível e apoiar as decisões. O boom de dados diz exatamente o que os consumidores estão fazendo naquele momento. São opiniões, sentimentos, o que eles mais compram, com quais marcas se engajam; ou seja, é o entendimento do comportamento do público”, contou Natalia. Segundo ela, diferente do método tradicional de pesquisa, isso mostra o que o consumidor está fazendo naquele momento e não o que ele diz o que poderia fazer.

Aplicação dos dados na geração de negócios

A inovação orientada por dados pode resultar em diversos insights e oportunidades de negócios, bem como apoiar a comunicação da marca e o gerenciamento de crise. No entanto muitas empresas ainda não estão prontas para lidar com a gestão estratégica dos dados (data driven). “O meu caminho é capacitar a equipe. Pessoas multiplicam conhecimento dentro das empresas e isso é transformador. Elas ficam ligadas nos dados e isso se torna uma rotina”, contou Carlos Alberto Ferreira, supervisor executivo de Mídias Sociais da Rede Globo.

 

 

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Carlos Alberto Ferreira, supervisor executivo de Mídias Sociais da Rede Globo | Foto: Paula Johas

 

Os dados coletados por meio da Central de Atendimento ao Telespectador (CAT), mídias sociais e site têm permitido à equipe da Rede Globo inovar nas estratégias de interação com o público. “Tínhamos o desafio de acompanhar os 30 artistas mobilizadores da campanha Criança Esperança, então criamos um dashboard (painel) para monitorar o que eles compartilhavam. Organizamos os dados, hierarquizamos e eles próprios, que são talentos da casa, interagem, porque cada um tem milhões de seguidores”, explicou Ferreira.

Outro exemplo apresentado pela Cappra foi o Mapa do Esporte, desenvolvido junto à rede esportiva Centauro, para definir o mix ideal de produtos para cada loja. “Não queríamos olhar só os números de vendas, então mapeamos o que as pessoas falavam localmente e nacionalmente e a partir disso obtivemos insights de qual mix era adequado para cada loja”, apresentou Natália.

A Cappra contou ainda sobre a jornada de saúde criada para a rede de laboratórios Fleury, com o objetivo de definir o que poderia ser entregue a mais para os pacientes. “Fomos às redes sociais para entender o que as pessoas estavam falando, que exames elas dão mais valor, quais doenças mais preocupam, e cruzamos os dados com os produtos da Fleury para entregar uma melhor informação. Ninguém melhor do que o público para nos dizer o que é essencial para a saúde”, ressaltou a cientista.

Não perca a programação

As palestras são sempre às terças-feiras à noite, mediante inscrição pelo site da Casa Firjan. Alguns dos temas dos encontros foram mindfulness, competências de profissionais do futuro, crowdfunding, ética em tempos de Inteligência Artificial e FinTechs, entre outros. Pagam meia entrada: associados Firjan, moradores de Botafogo, estudantes, pessoas acima de 60 anos, jovens abaixo de 21 anos, professores e portadores de necessidades especiais com um acompanhante. Colaboradores da Firjan e alunos SESI e SENAI em curso têm gratuidade.

 
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