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Casa Firjan apresenta o perfil profissional da nova economia

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Publicado em 13/02/2019 15:38  -  Atualizado em  13/02/2019 16:15

A criatividade é a competência mais desejada pelos empregadores, seguida da capacidade de resolver problemas complexos e de habilidades comportamentais, como ser proativo e ter bom relacionamento interpessoal. Esta foi a mensagem dos participantes do Aquário – ciclo de palestras da Casa Firjan –, que na noite de terça-feira (12/02) apresentou o tema “Como ser um profissional mais atraente na nova economia”.

Durante o evento, foi lançado o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil – Edição 2019, estudo divulgado pela Firjan, que acompanha o desenvolvimento da área no Brasil em geral e nos estados do país. De acordo com a pesquisa, cresce a procura por profissionais que atuam na economia digital e com foco na criação de produtos e serviços diferenciados para o consumidor.

A indústria criativa pede a capacidade de transformar emoção em valor financeiro e, com isso – por meio das novas tecnologias – o mundo está em plena disrupção. Como exemplo, Gabriel Pinto, gerente da Casa Firjan, cita o YouTube. “Ele deixou mais democrático o acesso aos novos mercados. No Reino Unido, a profissão mais procurada pelos jovens é a de youtuber”, contou.

Joana Siqueira, especialista em Pesquisa na Firjan, comentou sobre as mudanças no consumo e como isso afeta as empresas, que precisam buscar a diferenciação para além da automatização. “Quando temos as tecnologias mais difundidas, investir em aumento da produtividade deixa de ser um diferencial para a empresa”, explicou.

Joana citou ainda a diminuição das barreiras geográficas e de entrada no mercado, dando chances também a pequenas marcas presentes em redes sociais como o Instagram: “A lógica da concorrência muda com empresas grandes e pequenas competindo por causa da conectividade”.

Mudança de mindset

Para provocar uma mudança no mindset dos profissionais, Rodrigo Monteiro, gerente de RH na Orange Business Service, comentou sobre a responsabilidade de gerir a própria carreira. "Não importa se você está começando, passando por uma transição, buscando recolocação ou se já está consolidado”, disse Monteiro, também sócio da Eyesight Consultoria. Segundo ele, os trabalhadores devem ter planejamento e estratégias para buscar o sucesso, assim como fazem as empresas.

 

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Rodrigo Monteiro, gerente de RH na Orange Business Service, comentou sobre a responsabilidade de gerir a própria carreira | Foto: Paula Johas

 

Monteiro detalhou algumas práticas, como aplicar a análise SWOT – conhecida ferramenta de planejamento estratégico empresarial – para a carreira. Com ela, o profissional avaliará as próprias forças e fraquezas, bem como as oportunidades e ameaças do mercado. Em seguida, será possível definir um objetivo e estipular metas para alcançá-lo. Já a ferramenta 5W2H, permitirá traçar um plano de ação para conquistar as metas definidas, orientou o gerente de RH.

A força do marketing digital

Como enfatizou Ramon Thurler Palomo, sócio-fundador da Pareto Group, o mundo digital é o caminho para alcançar resultados, o que exige que uma empresa se estruture no ambiente online, assim como faz no meio físico. Como consequência, amplia-se o marketing digital e também as oportunidades no mercado de trabalho nessa área.

 

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Ramon Thurler Palomo, sócio-fundador da Pareto Group, explicou como o mundo digital é o caminho para alcançar resultados | Foto: Paula Johas

 

Um exemplo citado por ele é a Metalúrgica Besser. “Ela vende muito online e não tem concorrente. Começou investindo R$ 1.000 por mês, e hoje aplica quase R$ 10 mil só em Google”, contou o fundador da Pareto Group, que ficou entre as três maiores inovações do mundo no Google Adwords em 2017. Outro case é das lojas Koni, que, com menos de R$ 1.000 investidos por franquia, gerou mais de 200 resgates de oferta por loja, aumentando o retorno sobre o investimento em seis vezes. “Qualquer negócio vai precisar de marketing digital”, antecipou Palomo.

 
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