Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Infraestrutura

Aneel define reajuste das tarifas de energia da Light e da Enel

13/03/19 15:14  -  Atualizado em  18/03/19 10:17

As novas tarifas das concessionárias Light e Enel para o estado do Rio entraram em vigor na última sexta-feira (15/03). O reajuste anual definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os consumidores industriais na área de concessão da Light foi de 10,2%. Já o percentual para os consumidores industriais da Enel foi de 9,65%. Além da reposição da inflação, os itens que mais influenciaram o aumento foram o custo da geração térmica adicional e a tarifa de Itaipu, que sofreu impacto da alta do dólar.

Tatiana Lauria, especialista de Infraestrutura e Sustentabilidade da Firjan, explica que, diferentemente das revisões tarifárias previstas a cada quatro anos, os reajustes anuais não contam com a participação dos consumidores, por meio de audiência pública. “As distribuidoras, nesses eventos, reivindicam aumento em função da inflação e de custos como compra de energia, encargos setoriais e de transmissão, e cabe somente à Aneel definir os percentuais”, esclarece.

Confira os percentuais aprovados:

Light
Baixa tensão: 11,52%
Alta tensão: 10,20%

Enel
Baixa tensão: 9,72%
Alta tensão: 9,65%

Histórico de atuação da Firjan

A Firjan participa dos debates do setor elétrico através das audiências públicas, legitimando os pleitos e o posicionamento da indústria do Rio de Janeiro junto aos órgãos públicos, como Ministério de Minas e Energia e Aneel. Luiz Césio Caetano, presidente do Sindicato da Indústria de Refinação e Moagem de Sal do Estado do Rio (Sindisal), participa ativamente dessas discussões como um dos integrantes do Conselho Empresarial de Energia Elétrica da Firjan.

“A federação tem papel importante e é demandada pelos associados no sentido de esclarecer o usuário e dar suporte aos interessados nas audiências públicas. As notas técnicas e os estudos desenvolvidos também são fundamentais para respaldar nosso posicionamento e gerar informações e esclarecimentos”, ressalta ele, que é presidente da Firjan Leste Fluminense.

Tatiana acrescenta que as contribuições sempre têm como foco a modicidade tarifária, a segurança e a qualidade da energia, aspectos que impactam diretamente a competitividade da indústria. Entre os temas pautados em audiências públicas pela Aneel e que contaram com a atuação da Firjan estão bandeiras tarifárias, melhoria no atendimento das distribuidoras, ampliação do mercado livre, melhoria da infraestrutura para ampliação das smarts grids, forma de apresentação da conta de energia, qualidade da tensão, temo aditivo ao contrato de concessão das distribuidoras e as revisões tarifárias das distribuidoras. 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida