
Luiz Césio Caetano entregou placa comemorativa a Hanno Erwes pelos serviços prestados na AHK BrasilFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, participou do evento beneficente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – AHK Brasil, em 28/11. Na oportunidade, Caetano prestou homenagem a Hanno Erwes, que deixa a entidade após 25 anos de serviços prestados, boa parte deles como diretor-executivo. Em seu lugar assume a nova diretora-executiva, Loana von Gaevernitz Lima.
Caetano fez uma breve retrospectiva da relação econômica empresarial entre o estado do Rio de Janeiro e a Alemanha, a partir das atividades desenvolvidas pela AHK Brasil. Desde 1997, a entidade mantém seu escritório no prédio sede da Firjan, no Centro do Rio. Segundo o presidente da federação, nesse período, “Hanno executou um trabalho brilhante, contribuindo para que a atuação conjunta das duas instituições fosse bem sucedida”, disse.
Em quase três décadas, a balança comercial entre o Rio de Janeiro e a Alemanha cresceu cerca de 300%, saindo de US$ 389 milhões em 1997 para US$ 1,7 bilhão em 2024. Caetano lembrou a parceria profícua com a AHK, com troca de conhecimento em áreas da educação profissional, inovação, transição energética e hidrogênio. O presidente da Firjan também citou as parcerias com os institutos de tecnologia e de inovação do SENAI, estimulando a pesquisa aplicada e a bioeconomia, além das imersões realizadas em feiras setoriais na Alemanha.
Também participaram do evento beneficente, o cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Jan Freigang; o presidente da AHK Brasil, Jens Hüren; o embaixador Roberto Jaguaribe; o vice-presidente Firjan CIRJ, Marco Antônio Saltini; e Pedro Werneck, do Instituto da Criança, entre outros.