Portal Sistema Firjan
menu

Pensado para conciliar as necessidades da indústria e de seus trabalhadores que não puderam concluir o Ensino Médio no tempo regular, a Educação para Jovens e Adultos (EJA) do SESI Rio utiliza metodologia baseada no reconhecimento de saberes. Tudo o que o aluno já aprendeu é aproveitado e complementado, com foco na prática e atividades do seu cotidiano.

Prática, a EJA do SESI Rio é oferecida na modalidade semipresencial, para que os alunos possam conciliar o seu tempo de trabalho e estudo; inovador, o programa utiliza diversas tecnologias educacionais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem; eficiente, tem um currículo pensado para o perfil da pessoa adulta e do trabalhador da indústria, com práticas educacionais personalizadas. Tudo para que os profissionais estejam mais preparados para os desafios do mundo do trabalho e as indústrias ganhem mais competitividade.

As vagas são gratuitas e oferecidas exclusivamente para as empresas, que podem optar por formar turmas com seus funcionários para aulas dentro de suas instalações ou indicá-los para estudar num dos polos de EJA do SESI no estado – Duque de Caxias, Santa Cruz, São Gonçalo e Volta Redonda. Também podem ser indicados os dependentes dos trabalhadores.

Cinco razões para as empresas aderirem ao curso de EJA do SESI Rio para sua equipe


1) Com proposta aprovada pela Unesco, o curso de EJA do SESI Rio é oferecido na modalidade semipresencial, conciliando o tempo de trabalho e de estudo: 40% em sala de aula, 40% de conhecimentos adquiridos no ambiente profissional e 20% em outros ambientes de estudo.
2) O currículo do curso é estruturado por competências e organizado de forma integrada por áreas de conhecimento. Este é um desenho técnico avançado de educação para adultos trabalhadores do século XXI.
3) Metodologia de certificação e reconhecimento de saberes pré-existentes do adulto. O aluno pode receber certificação total ou parcial relacionada ao seu conhecimento - no segundo caso, ele dá continuidade aos estudos no curso de EJA do SESI Rio.
4) O programa de educação é personalizado de acordo com as necessidades de cada trabalhador.
5) O SESI Rio utiliza tecnologias educacionais inovadoras para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, como plataforma de estudos, sala de aula virtual e materiais didáticos digitais.

Como participar


As vagas para o 1º semestre de 2018 ficam abertas de 14 de dezembro de 2017 a 26 de janeiro de 2018: são 1.500 oportunidades para aumentar a escolaridade dos trabalhadores da indústria e seus dependentes. Clique aqui e veja o edital completo.

Quero participar!

Para participar, as empresas industriais deverão possuir vínculo de contribuição com o SESI Rio. As turmas devem ocorrer preferencialmente dentro da indústria e, neste caso, a empresa deverá indicar pelo menos 30 funcionários. Se a demanda da empresa for insuficiente para abertura de turma in company ou não houver infraestrutura para oferta internamente, a empresa poderá encaminhar os estudantes para turmas já existentes num dos polos de EJA do SESI Rio: Duque de Caxias, São Gonçalo, Santa Cruz ou Volta Redonda. 

Além disso, a empresa deverá selecionar e encaminhar candidatos trabalhadores e/ou dependentes que preencham os seguintes pré-requisitos:
- Idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula
- Ter concluído o Ensino Fundamental ou possuir o Ensino Médio incompleto
- Comprovar a escolaridade exigida por meio de Declaração de Escolaridade ou Histórico Escolar, emitido pela última escola frequentada
- Apresentar autodeclaração de baixa renda
- Apresentar a documentação exigida:

   • Cópia do CPF
   • Cópia da Carteira de Identidade
   • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
   • Cópia de Comprovante de Residência
   • 02 (dois) retratos 3x4
   • Cópia do comprovante de escolaridade conforme requisitado (Declaração de Escolaridade ou Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão)
   • Cópia do comprovante do vínculo empregatício com a empresa
   • Cópia do comprovante de situação militar, para os alunos do sexo masculino, na forma da Lei
   • Cópia de histórico médico das condições de saúde e problemas específicos que exijam atenção especial da escola, se for o caso
   • Laudo médico que comprove necessidades educativas especiais, se for o caso

Alguma dúvida?

Para mais informações sobre a Educação Básica para Jovens e Adultos (EJA), entre em contato pelo Fale Conosco

Atendimento Online Fale Conosco
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida