Portal Sistema Firjan
menu

O Sistema FIRJAN

Sistema FIRJAN. Em um único lugar, 
soluções para a indústria crescer

O sucesso da indústria depende de vários fatores: um encadeamento produtivo eficiente, líderes preparados e com visão empreendedora, profissionais altamente qualificados, tecnologia e inovação, saúde e segurança para o trabalhador, políticas públicas e um ambiente de negócios favorável para produzir mais e ser mais competitiva.

Desenvolver a indústria é fundamental para a economia. Mas não é só isso. Desenvolver a indústria gera emprego e renda, amplia e cria novos negócios, estimula a inovação tecnológica e tudo isso é fundamental, também, para o desenvolvimento pleno do estado do Rio e de toda a sociedade.

Garantir o crescimento sustentável da indústria é a missão do Sistema FIRJAN, o representante de todas as indústrias do estado do Rio, que conta com 102 sindicatos e cerca de 7.103 colaboradores e 283 estagiários*. Com suas cinco organizações (SESI, SENAI, IEL, FIRJAN e CIRJ), o Sistema FIRJAN atua em áreas fundamentais, como a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares.

O trabalho integrado dessas organizações permite algo inédito: reunir em um só lugar todo o apoio, incentivo, informações e soluções para estimular o desenvolvimento da indústria. Portanto, seja qual for o desafio, o empresário pode contar com a parceria integral do Sistema FIRJAN. E o cidadão, com o nosso compromisso de transformar o estado do Rio.

*Números de colaboradores e estagiários atualizados em 16/09/2015.

Casa Firjan

A Firjan inaugura em junho deste ano a Casa Firjan, em Botafogo, um espaço voltado para a construção de soluções diferenciadas e inovadoras para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio e da indústria fluminense. A Casa vai oferecer palestras, seminários, cursos, fóruns empresariais, exposições, além de outras intervenções culturais.

O endereço foi residência da família Guinle, que tem sua história atrelada ao desenvolvimento socioeconômico do país, fator que também foi decisivo para a escolha do espaço para sediar a Casa Firjan. Ao lado da casa, construída no início do século XX, patrimônio histórico e tombado, em fase final de restauro, também será inaugurado um novo prédio, com salas modernas, laboratórios de alta tecnologia, e auditório.

A Casa Firjan será um legado da indústria para a cidade do Rio de Janeiro.

Veja o vídeo sobre a Casa FIRJAN:

 

Conheça as organizações que formam o Sistema FIRJAN e saiba como cada uma transforma a indústria.

Conheça as Diretorias, o Conselho Diretor e a Comissão Fiscal do Sistema FIRJAN. 

Saiba mais

Conheça também os representantes do Sistema FIRJAN em órgãos externos.

Saiba mais

 

Missão

Promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro.

 

Associe sua empresa ao Sistema FIRJAN

Além da força da representatividade do Sistema FIRJAN, os associados têm acesso especial aos serviços do SESI, SENAI e IEL.

Associe-se
 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida