Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Firjan SENAI inaugura Laboratório de Treinamento Electrolux

Equipamentos de última geração fazem parte do laboratório em Benfica

Equipamentos de última geração fazem parte do laboratório em BenficaFoto: Vinícius Magalhães

01/10/18 17:12  -  Atualizado em  01/10/18 17:25

O novo Laboratório de Treinamento Electrolux, inaugurado em 25/09, no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação e Simulação da Firjan SENAI, em Benfica, é o mais moderno do Brasil para capacitação de técnicos da marca, num mundo 4.0.

Com um número crescente de lançamentos de produtos inteligentes, a multinacional encontrou na parceria com a Firjan SENAI as respostas para aumentar a segurança no pós-vendas, atendendo à necessidade de cuidar mais do consumidor.

“Nosso foco hoje é a experiência e o conforto do consumidor. Quem compra uma lavadora não quer uma máquina, quer a roupa limpa. Por isso, a capacitação é fundamental para a satisfação do cliente e para evitar retrabalhos que se refletem no custo da garantia”, explica Carlos Bienert, supervisor de Treinamento e Pesquisa da Electrolux.

Cerca de 40 técnicos dos estados do Rio e do Espírito Santo devem passar por cursos oferecidos no laboratório. Entre os diferenciais da unidade está o simulador de pressão de água, utilizado para testar os aparelhos, sem a necessidade real de uma rede hidráulica.

Equipamentos controlados à distância
Fazem parte do laboratório equipamentos de última geração, como lavadora, fogão e ar condicionado, controlados de qualquer parte de casa, por aplicativo de celular, além de um micro-ondas com receitas acessíveis por QR Code. O próximo passo, previsto para os próximos meses, incluirá o controle à distância, por wi-fi, e o monitoramento de fábrica, via sensores, de modo a detectar previamente eventuais falhas. No futuro, prevê Bienert, os aparelhos vão alertar o consumidor para a necessidade de repor o amaciante da lavadora, por exemplo, ou o iogurte na geladeira.

Mauricio Ogawa, gerente geral de Tecnologia e Inovação da Firjan, diz que a parceria com empresas de grande porte, como a Electrolux, potencializa o aprendizado, acelerando o ganho do conhecimento. Afinal, produtos inteligentes precisam de profissionais altamente capacitados.

“Com a Firjan, a Electrolux ganha permeabilidade, podendo interagir com uma rede de mais de mil unidades pelo Brasil. O laboratório está instalado num polo de tecnologia, que oferece um ecossistema próprio de inovação. Essa iniciativa serve de exemplo para outras indústrias. Que venham outras”, afirmou ele.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida