Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Canal digital Viva a Transformação destaca tecnologias que revolucionam a indústria

Rachel Sabbagh, da marca Odara, usa equipamentos do Laboratório de Joias da Firjan SENAI Maracanã

Rachel Sabbagh, da marca Odara, usa equipamentos do Laboratório de Joias da Firjan SENAI MaracanãFoto: Divulgação

11/09/18 16:17  -  Atualizado em  11/09/18 16:35

reportagem desta semana no canal Viva a Transformação, do jornal O Globo, mostra como a rede de soluções tecnológicas criada pela Firjan e suas instituições contribui para a inovação e a competitividade das empresas do Rio de Janeiro. Um exemplo é o da joalheira Rachel Sabbagh, sócia da marca carioca Odara. Como mostra a matéria, ela tem criado suas peças utlizando impressoras 3D e outros equipamentos de alta tecnologia, que fazem parte da transformação que revoluciona a indústria.

Com precisão e agilidade, Rachel usa impressoras 3D para testar novas ligas de metal no Laboratório de Joias da Firjan SENAI Maracanã. Colaborativo, o espaço de 250 m² oferece consultoria, cursos e ferramentas de última geração para profissionais da indústria que, como a empresária, utilizam modelagem 3D, prototipagem, espectrometria, cravação e fundição. Mesmo com a tecnologia a seu lado, Rachel Sabbagh destaca a importância do trabalho manual para a qualidade das joias. A automatização do processo serve para aprimorar a produção e fortalecer seu negócio.

O Laboratório de Joias da Firjan SENAI Maracanã faz parte da rede de soluções da Firjan e de suas instituições. Como incubadoras, esse e outros laboratórios investem em infraestrutura e pessoal especializado para auxiliar a indústria. 

Confira também as outras matérias do canal Viva a Transformação.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida